UniFAJ participa do Encontro de Cuidadores do Programa Melhor em Casa

UniFAJ participa do Encontro de Cuidadores do Programa Melhor em Casa

No dia 6 de junho, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Programa Melhor em Casa, e a UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), através dos cursos da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, promoveram em parceria um Encontro de Cuidadores, na Interclínicas da UniFAJ.

Com o objetivo de propiciar aos cuidadores um momento de bem-estar, os estagiários do programa e alunos de Fisioterapia da UniFAJ fizeram um alongamento. Já os de Psicologia realizaram uma atividade de acolhimento e encerram o encontro com uma dinâmica que, de forma lúdica, demonstrou a importância do trabalho conjunto. Os estudantes de Farmácia levaram os cuidadores à Farmácia Viva e apresentaram as plantas medicinais e dicas de como cuidar de uma horta.

Os comes e bebes foram de responsabilidade dos estagiários de Nutrição e os alunos de Enfermagem levaram uma maquiadora profissional para maquiar as cuidadoras. Dentre as atividades, o motorista do programa, Idevor, fez uma apresentação com peão para os presentes. Apresentação ganhou o quadro Se Vira nos 30 do programa Domingão do Faustão.

“O cuidador passa a maior parte do tempo com o paciente acamado, sendo muitas vezes um idoso cuidando de outro. Dia diferente, sem falar de doença. A intenção foi mostrar  que essas pessoas que se dedicam em tempo integral também precisam de um tempo para si”, disse a professora Michelle Pedroza, que coordenou os alunos na atividade.

A estudante do 7°semestre de Nutrição, Mariana Bezzan Monteiro, participou da preparação do café da manhã. “O encontro de cuidadores foi um momento lindo de aprendizagem. O prazer de planejar esse café da manhã para pessoas tão especiais, que passam por tantas dificuldades diariamente, foi enorme. Indescritível a felicidade de como futura nutricionista, ver as pessoas comendo com tanto prazer, apreciando cada mordida! Proporcionar comidas de qualidade para pessoas que, muitas vezes, passam por muitas dificuldades financeiras e pouco acesso a variedades de alimentos foi extremamente satisfatório e feliz”, revelou.

Mariana ainda afirma que toda a experiência adquirida no Encontro de Cuidadores foi essencial e impactará na sua vida profissional, como na organização de eventos, planejamento de cardápio e segurança alimentar. “Esse evento foi simplesmente apaixonante. A nutrição atravessa as barreiras das legislações, dos procedimentos, das calorias. Nutrição sem humanização e sem carinho não tem sentido”, disse. Ao final, os alunos presentearam os cuidadores com um mimo que foi um sal de ervas  produzido por eles, composto de sal e várias ervas culinárias para este ser utilizado como tempero.

A professora de Psicologia Jaqueline Menezes Ribas auxiliou os alunos na ação e considera que essa primeira edição do encontro teve saldo positivo. “Mais interação, proximidade e acolhimento, pois, no dia-a-dia com as demandas do paciente e todas demanda da casa esse momento acaba ficando restrito. Foi um momento de muita descontração, divertimento e reflexões, pudemos ter a dimensão do trabalho que é desenvolvido, sendo legitimado a todos presentes a importância de cada um”, pontuou.

O Encontro de Cuidadores também contou com a participação das professoras Rosa Franzolin, Natália Conessa, Patrícia Caceres e Anaraci Leme Galassi Guarizo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful