UniFAJ participa da Semana Brasileira de Enfermagem

UniFAJ participa da Semana Brasileira de Enfermagem

O curso de Enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ realizou no dia 11 de maio atividades em comemoração a SBEn: Semana Brasileira de Enfermagem. Sob o tema “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, discussão proposta pela Associação Brasileira de Enfermagem para todo o país, os estudantes participaram de oficinas e assistiram duas palestras de profissionais da área.

No hall do anfiteatro, o 5º semestre do curso realizou a Oficina: Objetivos para Transformar Nosso Mundo – Da Sustentabilidade à Inovação Tecnológica, sob orientação da professora Ana Tereza B. Franco, na disciplina Ética e Responsabilidade Social. Os estudantes tiveram que desenvolver ações de acordo com os objetivos definidos pela ONU na agenda 2030 de educação ambiental e ao todo são 17 pontos que devem ser trabalhos em quatro etapas, a sensibilização, defesa da ideia, implementação e o acompanhamento. Nesse primeiro momento, a turma desenvolveu atividades para a conscientização e sensibilização do público acadêmico. “Ter outro olhar através de novos conceitos e questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e responsabilidade social que agregam a inovação tecnológica que acompanha nossa evolução e faz parte da profissão, mas sempre preocupando com questões do meio ambiente”, explicou a docente.

Entre os trabalhos, estava a dinâmica do grupo da Luana de Souza de Almeida, que buscou orientar as pessoas sobre o descarte do lixo.  A equipe abordou os participantes da SBEn e pedia para jogar alguns materiais no recipiente correto e de acordo com cada ação, houve cartões verdes e vermelhos. “Se for incoerente, demonstramos o impacto que pode acontecer, por exemplo, um vidro descartado incorretamente ele pode gerar uma doença para nós e afetar a vida marinha, que é da onde vem o nosso oxigênio”, contou a aluna. O principal aprendizado ao desenvolver essa atividade, segundo Luana, foi transformar a linguagem técnica em uma forma de entendimento aos leigos no assunto. “Fazer a analogia do teórico com a prática passando o científico de forma simples que alcance a população, porque não adianta eu ter conhecimento científico e passar de forma difícil e a população não entender e não mudar o hábito”.

A ação que antecipou o Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, contou com a participação da professora da UniFAJ, Gabriela Spagnol que também atua como secretária da Associação Brasileira de Enfermagem Seção São Paulo Regional Campinas. A mesma falou sobre o tema central e relembrou a trajetória da precursora da enfermagem, Florence Nightingale.  “É um exercícios que fazemos uma vez no ano, então indiferente de ser enfermeiro começando a carreira ou já ser veterano, precisamos sempre relembrar quais são as bases principalmente porque elas estão em constantes mudanças”, pontou Gabriela e afirmou que o cuidado é uma reconstrução constante.

Finalizando a noite, a doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas e especialista em Estomaterapia, Valéria Masson, compartilhou com os alunos da UniFAJ o painel A Enfermagem nas Dimensões do Cuidar: Experiências exitosas em Tecnologia no tratamento de feridas com enfoque em Laserterapia.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful