UniFAJ oferece aos alunos ambiente farmacêutico para estágio

UniFAJ oferece aos alunos ambiente farmacêutico para estágio

O Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ oferece aos alunos de Farmácia, há um ano e meio, um local de estágio dentro da instituição, especificamente na Interclínicas, que é o CIM (Centro de Informação sobre Medicamentos), voltado a orientação farmacêutica aos pacientes da Unidade Básica de Saúde do bairro Roseira de Baixo, de Jaguariúna. O projeto é fruto de um trabalho de conclusão de curso das ex-alunas, Pamela Delatorre, Larissa Grillo e Mayara Tonietti, em 2016.

Sob coordenação da docente do curso, Drª Michelle Pedroza Jorge, os seis estagiários, do nono e sétimo semestre, prestam atenção aos munícipes em suas receitas médicas, orientando a forma correta de tomar os medicamentos, horários e verificando a dosagem. O primeiro contato ocorre na farmácia da UBS, ao receberem a receita do morador, os estagiários e a farmacêutica a analisam e se concluírem que o documento tem um potencial problema, como interação medicamentosa ou de não entendimento da prescrição médica, os mesmos convidam o paciente a participar do programa e após a aceitação, é assinado um termo de compromisso. “Nosso intuito não é mexer na receita do paciente, é fazer o auxílio para que façam o uso racional dos medicamentos e assim fazer o tratamento correto”, explica a professora.

A recente conquista do centro foi a disponibilidade de uma sala na Interclínicas, tornando-se um consultório farmacêutico para realizar os atendimentos. “No primeiro contato procuramos entender o contexto social do paciente e depois o histórico da doença”, conta.  Em caso de intervenção farmacêutica, o CIM possui parceria com do médico Dr. André Duarte Moreira, para assim somar conhecimento. Atualmente, o centro de informação possui seis pacientes em tratamento e conta com a colaboração da aluna de Nutrição, Sayonara Rossetti, que auxilia os pacientes na parte de alimentação. “Nosso intuito não é a quantidade de atendimento por dia, mas a qualidade a partir do momento que veiculamos o paciente com o Centro de Informação sobre Medicamentos”, destaca a coordenadora do CIM, Michelle.

Dentre as pessoas que são atendidas pelos alunos UniFAJ no local, está o jaguariunense Mario Dias Damasceno, 64, que há um mês é orientado pelos estagiários e já nota melhorias em sua saúde. “Me sinto feliz. A perna doía ao subir com o carrinho de sorvete, e não sinto mais dor. A úlcera também não doí mais. Está ótimo, até emagreci”, relatou o idoso. Segundo o aluno de Farmácia do nono semestre, que atua no CIM desde fevereiro de 2018 e está prestando atenção farmacêutica a Mário, Alan Melo, seu caso era a dificuldade em organizar os medicamentos, pois eram variados. “Fizemos a ação de separar os remédios por turnos, manhã, tarde e noite”, conta.

O Alan, antes de integrar a equipe do CIM, possuía experiência na área industrial e após sua inserção a farmácia, passou a ter uma visão mais prática e visualizou a importância do farmacêutico para a população. “A profissão que escolhemos foi tratar com ser humano e ajudando essas pessoas que tem dificuldade. É muito gratificante ver que o paciente estava tomando medicamento errado e auxiliá-lo e ver sua evolução”, falou o aluno e sobre o curso da UniFAJ, acrescentou. “Totalmente indicaria, se você gosta de entender química e de atenção a população pode procurar o curso da UniFAJ, porque somos nota 5 no Enade”.

O Centro de Informação sobre Medicamentos é um dos diferenciais do curso de Farmácia da UniFAJ, possibilitando ao estudante a vivência da profissão, e a professora Michelle ressalta mais uma vez: “Com esse formato de currículo, o aluno pode socializar ao profissional farmacêutico, não ficando somente na área industrial, pode vivenciar e ver a importância da relação entre profissional e paciente. Às vezes a doença não é possível de se curar, mas é possível de se manter”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful