UniFAJ inaugura Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

UniFAJ inaugura Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Jaguariúna contam com o CRIART – Escritório Modelo de Ensino e Desenvolvimento Social de Arquitetura e Urbanismo, localizado na área de convivência do campus II da instituição.  A inauguração do ambiente foi realizada no dia 14 de setembro, contando com a presença dos alunos e também do diretor acadêmico de unidade, professor Flávio Fernandes Pacetta e da coordenadora, Denise Geribello. O escritório tem como objetivo proporcionar aos estudantes a vivência no ambiente de trabalho do Arquiteto tendo contato direto com clientes desenvolvendo projetos não comerciais, aproximando a teoria da prática. A iniciativa do Escritório Modelo surgiu desde o início da implantação do curso e foi consolidado nesse ano, após o crescimento satisfatório das turmas. Atualmente são poucas instituições de ensino no país que oferecem esse suporte aos alunos de Arquitetura.

Os primeiros integrantes do CRIART, Adriano Gonçalves, Gabriela Teixeira, Jorge Miranda, Janaina Cassiani, todos do quarto semestre e o Lucas Teixeira do oitavo semestre, junto ao docente e assessor da coordenação, Caio Maroso, que irá supervisionar os alunos, vão em busca de parcerias, inicialmente com o poder público e empresas privadas. “Com o poder público será voltado ao urbanismo, pelas prefeituras possuírem estudos de viabilidade na cidade que necessitam ter arquitetos trabalhando. Já na iniciativa privada é ir atrás de empresas que queiram desenvolver projetos sociais, por exemplo, participar do programa Adote uma Praça. Para empresa é uma forma de divulgação, responsabilidade social, além de ter abatimentos no imposto”, explica o arquiteto responsável do Escritório Modelo, que adianta duas parcerias em vista, com a Prefeitura de Monte Sião e de Jaguariúna.

Outra demanda será estudar a possibilidade de oferecer assistência às famílias carentes dos municípios da região de Jaguariúna. De acordo com Caio, foi instituído uma Lei Federal que permite o Arquiteto prestar serviço a uma pessoa que comprove a sua necessidade e a baixa renda, autorizando o profissional a trabalhar com um preço mais acessível e dando todo suporte, e a família não precisará pagar os impostos municipais, nos moldes da assessoria jurídica.

Os cinco estudantes estão fazendo estágio não remunerado de 15 horas semanais, trabalhando quatro horas no Escritório Modelo, uma vez por semana e 11 horas em casa. Para a aluna, Janaina Cassiani, essa oportunidade irá agregar no seu currículo e irá prepará-la para os desafios profissionais. “Estou no segundo ano e não estava pensando em estágio, então é uma super oportunidade, pois hoje é difícil ingressar no mercado de trabalho já que eles (empresas) estão pedindo experiência e ainda não temos. Participando do Escritório Modelo vamos adquirir essa experiência e sair prontos para o mercado de trabalho”, fala a estudante que revela estar ansiosa para o início das atividades. “Não vejo a hora de começar a desenvolver projetos, já tivemos a primeira reunião e surgiram muitas ideias”.

As expectativas para esse novo ambiente voltado aos alunos de Arquitetura e Urbanismo são grandes e positivas, pois segundo o professor Caio, os trabalhos feitos no CRIART irão complementar os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Para os alunos isso é fantástico. Vamos ter um arquiteto responsável e uma equipe desenvolvendo, para atender os clientes”, ressalta. O Escritório Modelo também será um local de estágio interno, ou seja, os alunos do nono e décimo semestre que precisam cursar o Estágio Obrigatório e não conseguiram uma vaga em uma empresa terão a oportunidade de desenvolver projetos dentro do Escritório Modelo.

“Você tem a oportunidade de orientar seus alunos, pois no Escritório Modelo o arquiteto responsável também é um professor e pode ensinar mais do que o conteúdo das aulas e um posicionamento profissional podendo mostrar um pouco mais sobre a ética do arquiteto”, finaliza Caio Maroso.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful