UniFAJ em Realidade Virtual é apresentada à comunidade

UniFAJ em Realidade Virtual é apresentada à comunidade

Na feira de profissão do Centro Universitário de Jaguariúna, UniFAJ Aberta, no dia 4 de outubro, o aluno de Ciências da Computação,  Ricardo de Jesus Sousa apresentou um óculos de realidade virtual para os visitantes do evento, sendo uma das grandes atrações.

O estudante desenvolveu o projeto buscando realizar dois sonhos, o primeiro é o de adquirir experiência na área de produção de games para futuramente trabalhar com isso e o segundo objetivo é contribuir socialmente com os métodos de ensino a distância no futuro. “Como aluno de Ciência da Computação e apaixonado por tecnologia, tenho meus ídolos como Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook), pessoas que mudaram o mundo e a vida de todos nós”, revela Ricardo e complementa contando a sua ideia. “Com esse projeto seria possível dois ou mais alunos em suas respectivas casas, através do uso de óculos de realidade virtual, se encontrarem, interagirem, conversarem, seguirem para uma sala real da UniFAJ e por fim assistirem juntos uma aula virtual de maneira interativa e divertida como se estivesse jogando uma partida de video game com seus amigos”.

Para o professor e coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante, Claiton Luis Perin, esse projeto é inovador no ramo da educação, já que na área de medicina é comum o surgimento de trabalhos de realidade virtual. Outro ponto levantado pelo docente foi a utilização da ideia pelos demais cursos da UniFAJ, apresentando a infraestrutura do Centro Universitário e a realização de aulas na modalidade EaD. “O desenvolvimento do projeto, avança sobre o eixo pedagógico do curso de Ciência da Computação, explorando técnicas multidisciplinares, as quais exigiram grande trabalho de estudo de campo, compreensão apurada de técnicas envolvendo Computação Gráfica, Algoritmos e Inteligência Artificial”, explica.

O estudante, desde o primeiro ano do curso, teve o plano de criar a UniFAJ em 3D, a cada aula e a apresentação de novos conhecimentos, surgiu outra ideia. “Transformar o projeto em um UniFAJ Aberta virtual, como se dentro daquele ambiente virtual interativo, estivesse ocorrendo um evento como o UniFAJ Aberta e o usuário pudesse conhecer tanto a estrutura física, como assistir apresentações e palestras sobre cada curso da UniFAJ, sem precisar sair de casa para isso”, conta Ricardo e assim foi feito e apresentado no dia 4 de outubro. Além dos visitantes se divertirem com a atividade, eles responderam uma pesquisa informando sua opinião sobre o projeto, e o aluno revela que mais de 70% dos usuários avaliaram o produto com nota máxima.

“Não tenho dúvidas de que o processo de desenvolvimento do projeto só veio a agregar conhecimento e experiência ao aluno, somando-se ainda, o impacto junto aos alunos de outros semestres, os quais se motivam e passam a querer e planejar um projeto de conclusão de curso diferenciado”, finaliza o professor.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful