UniFAJ dará Oficina de Compostagem as Escolas Municipais de Monte Sião

UniFAJ dará Oficina de Compostagem as Escolas Municipais de Monte Sião

A ideia surgiu em 2017, durante uma palestra ministrada pela coordenadora de Engenharia Ambiental, professora Cláudia Vaamonde Villar Siqueira, aos educadores municipais de Monte Sião. Nesse encontro o prefeito do município, José Pocai Junior, compartilhou com a docente a vontade de educar as donas de casa sobre compostagem para diminuir a quantidade de resíduos destinados ao lixão. No mesmo ano, os alunos do curso orientaram os moradores por meio do projeto Projeto Bem Estar e Qualidade de Vida e o Sustenta Essa, que acontecia aos sábados na praça municipal.

Diante da ideia, a coordenadora sugeriu iniciar uma orientação às crianças nas escolas municipais. Sendo assim, o pontapé do projeto aconteceu no dia 10 de abril durante uma reunião com as autoridades de Monte Sião da área de educação e meio ambiente, que foram alinhados os pontos para o projeto sair do papel. Nesse momento, duas escolas municipais irão receber o projeto, que serão EM Lázaro Cândido e EM Comendador Batista, que tem alunos de 7 a 16 anos. O projeto contará com a participação ativa da agricultura familiar local, que atualmente envolve 15 produtores que fornecem os alimentos para as escolas.

De 16 a 20 de abril, as duas unidades irão recolher todos os resíduos produzidos nesse período pela cozinha dos dois locais. Na semana seguinte, a professora Claudia irá ao local medir e identificar os tipos de resíduos que são produzidos, e no mesmo dia a engenheira agrônoma visitará os produtores.

O próximo passo será a prática das oficinas que serão aplicadas aos estudantes da rede municipal pela docente e alunos do sétimo e nono semestre de Engenharia Ambiental da UniFAJ, que ensinarão a produzir um composto que servirá de adubo para a horta que construirão na escola, sendo colocado nas mudas, além de serem entregues aos 15 produtores. Dessa forma um ciclo será formado, a agricultura familiar fornece os produtos para as unidades, que consumirão e os resíduos descartados passarão por uma compostagem e voltará ao produtor melhorando a qualidade de seus produtos.

Os impactos do projeto serão notados nas primeiras semanas, pois as plantações terão mais vida, dando origem a alimentos nutritivos e aumentando a produtividade da região, os alunos terão conhecimento técnico para fazer a destinação correta dos resíduos e o paisagismo das duas escolas será revitalizado.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful