UniFAJ comemora 19 anos com atividades e apresentações culturais

UniFAJ comemora 19 anos com atividades e apresentações culturais

Para comemorar os 19 anos de existência, o Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ programou diversos eventos entre os dias 2 a 5 de maio. Foram várias atividades, como a feira de microprodutores rurais de Pedreira, os artesãos de Holambra e os food trucks que estacionaram nos campi da instituição. Além disso, o grupo Estardalhaços realizou uma apresentação aos alunos e colaboradores.

Nos dias 2 e 3 de maio, os microprodutores rurais que fazem parte da Agropedreira estiveram nos campi I e II para exporem seus produtos integrando a programação de aniversário dos 19 anos da IES.

Ao todo foram expostos produtos orgânicos, veganos, cosméticos, vinhos, macarrão, pastel e iogurte, que têm registro no SIM (Sistema de Inspeção Municipal) sendo um fator inédito na Região Metropolitana de Campinas, pois Pedreira é a única cidade a ser registrada. Sua implantação foi realizada por Alumnis da UniFAJ de Medicina Veterinária, Juliana Passarini, Marcelo Coutinho e Luis Marcelo Riccieri Pierini, que é o responsável pela Agropedreira.

“É um resgate de todo o trabalho de seus antepassados na roça. Representa, além da renda, a divulgação do trabalho deles. Eles (produtores) venderam tudo na parte da manhã e tivemos que buscar mais produtos para vender à noite”, revelou Luis, que também é aluno da FAAGROH (Faculdade de Agronegócios de Holambra). Ele acrescentou que todos ficaram honrados pelo convite em participar dessa grande festa.

Os alunos e público em geral, presentes nas dependências do Campus I no dia 2 de maio e no Campus II no dia 3, tiveram a oportunidade de prestigiarem os trabalhos do Grupo de Artesãos de Holambra.

Os artesãos expuseram diversos trabalhos manuais, incluindo peças de vestuário como: cachecóis e toucas, até bijuterias, acessórios e muito mais.

A vice-diretora do Grupo de Artesãos, Sônia Maria da Silva Potes, explicou que foi uma boa oportunidade para expor os trabalhos realizados pelos associados.

“É legal, pois temos a oportunidade de mostrar o trabalho para o pessoal da cidade e para os estudantes. Muita gente não vai a Holambra ou se vai, não conhece as nossas lojas. Boa parte dos nossos associados faz muito souvenir, e eu achei que era uma oportunidade boa para o pessoal que faz outro tipo de artesanato vir para cá. Pegamos um pouquinho de cada coisa e trouxemos para a UniFAJ. Sabemos que sempre alguma coisa agrada”, explica a artesã e vice-diretora Sônia Maria da Silva Potes.

GASTRONOMIA

Dando continuidade às ações de aniversário da IES, os campi I, II e III receberam 15 food trucks dos mais variados tipos de culinária, como petit gateau, hambúrguer e batata. O grande destaque da noite foi a participação dos alunos de Gastronomia do Centro Universitário que entraram nos trailers e vivenciaram na prática a atuação dos profissionais.

O estudante Francisco Carvalho participou da ação e conta que essa vivência foi válida para o seu aprendizado. “Foi possível ter um entendimento das dificuldades e problemas enfrentados em um evento de food truck, assim como novas possibilidades de atuação”, comentou.

De acordo com a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Jacqueline Magno, a realização da atividade foi além do fator comemorativo. “Para os alunos foi uma aula prática de manuseio de alimentos (vários ficaram responsáveis em montar lanches e servir), processos de auditoria e visão empreendedora no seguimento de alimentação especifica para food truck. Resumindo: foi um sucesso para todos!”, afirmou a docente.

 A PRAÇA É NOSSO PALCO

No último dia de comemorações do aniversário de 19 anos da UniFAJ, a festa foi para todo o público com o evento A Praça é Nosso Palco. Com a apresentação da Camerata UniJÁ, os convidados presentes curtiram diversas músicas clássicas e modernas e até mesmo trilhas sonoras de desenhos consagrados.

No mesmo evento aconteceu o lançamento do projeto Um Livro Muda Uma História, uma colaboração entre o departamento Sociocultural da UniFAJ com as escritoras Carolina Pepe e Márcia Coelho e diversas empresas da região. A ação trabalha na mobilização da leitura mostrando a importância dos livros no dia-a-dia das pessoas. O foco do projeto é a doação e troca de livros, acompanhado de interações esporádicas dos alunos do curso de Pedagogia.

Simultaneamente com a apresentação musical, os alunos de Pedagogia marcaram presença em diversas ações culturais, começando pelo “Barco da Leitura”. Os estudantes montaram uma pequena barca que continha livros e gibis os quais as crianças e adultos conseguiram “pescar”.

Finalizando as apresentações do dia, os alunos realizaram uma apresentação musical de um programa conhecido da TV Cultura, ”Rato, meu querido rato”. Durante o evento, ocorreu também o lançamento do projeto “Narrativas Literárias”, que consiste na leitura de obras literárias para o público.

 UniFAJ E SEUS 19 ANOS

Ao longo da sua existência, o Centro Universitário de Jaguariúna já passou por muitos avanços. O diretor acadêmico de unidades II e III, professor Flávio Fernandes Pacetta, comenta sobre as histórias e conquistas da instituição. “As maiores conquistas que a UniFAJ pôde promover foram além do evento de hoje. Podemos destacar a evolução da instituição como um todo. Saímos de dois cursos de graduação para 22, saímos de 2 mil alunos para quase 8.500; a conquista que nós tivemos na elevação de Faculdade para Centro Universitário foi fantástica”, aponta.

O diretor também comenta outras conquistas da UniFAJ, como o campus FAAGROH, em Holambra, e a UniJÁ, modalidade de Ensino a Distância da instituição. “São quatro pilares de destaque que mostram que um trabalho feito com seriedade, com correção, com ética, investindo em professores capacitados e na infraestrutura – que é o que a instituição vem fazendo ao longo desses 19 anos – surge o resultado, que, é claro, é um resultado superpositivo”, afirma.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful