UniFAJ comemora mês de aniversário de Paulo Freire com diversas atividades

UniFAJ comemora mês de aniversário de Paulo Freire com diversas atividades

O Centro Universitário de Jaguariúna por meio do Departamento Sociocultural – TOM está promovendo no mês de setembro ações em comemoração ao aniversário do importante educador Paulo Freire. No dia 19 de setembro, data de nascimento da figura brasileira, foi realizado na área anexa às cantinas do campus II, uma Mesa Redonda sob o tema “A presença necessária de Paulo Freire na Educação Brasileira”.

Estudantes de diversos cursos reuniram-se no local para debater o assunto que foi mediado pela coordenadora do curso de Pedagogia da UniFAJ, a professora e doutora Regina Maringoni, contando com a presença da também professora e doutora, Christiane Novo Barbato e o professor e especialista Luis Felipe Valle. A atividade foi iniciada com um breve relato sobre a trajetória de vida de Paulo Freire e a docente Regina levantou algumas questões para serem refletidas, como qual o motivo da educação brasileira ser precária e como uma sociedade com tanta tecnologia ainda tem crianças que morrem de fome no interior do país. “Apesar de sua morte estamos aqui relembrando suas ideias, sua memória e sua presença”, disse Maringoni. Dando continuidade, a professora Christiane contou aos presentes que o educador foi alfabetizado pelo pai e durante sua infância passou por necessidades, sendo toda essa trajetória e experiência parte do que constituiu o Paulo Freire como teórico da educação.

Para a docente, uma das ideias centrais que dão base a construção da teoria do educador é o respeito que a instituição de ensino deve ter pela a cultura do aluno, não destruindo ou menosprezando essa bagagem, mas permitindo que ele amplie o seu horizonte.

O evento contou com a presença de colaboradores da Secretaria da Educação de Jaguariúna e de professores da Pós-Graduação do Centro Universitário.

O TOM da UniFAJ também está promovendo nas bibliotecas do campus I e II da instituição, o Espaço Leitura Livre. Esse ambiente dá destaque aos livros de arte e literatura, diversificando as opções dos leitores da instituição e incentivando esse tão importante hábito. Futuramente, outras ações serão promovidas pelo projeto Leitura Livre integrando alunos, colaboradores e a comunidade.

A distribuição de adesivos produzidos pela instituição com frases escritas por Paulo Freire também integra as comemorações. A partir de seus pensamentos, busca-se incentivar reflexões sobre o papel da educação em nossa sociedade.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful