Trabalho de Conclusão de Curso de alunas da FAJ é o 2º melhor do Brasil

Trabalho de Conclusão de Curso de alunas da FAJ é o 2º melhor do Brasil

TCC das estudantes concorreu com mais de 2 mil inscritos de todo o País.


Daiane Cristina da Silva e Bruna Tamires Davoli, alunas do 10º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Jaguariúna – FAJ, foram destaques no 16º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) nos dias 25 e 26 de novembro, na Faculdade ENIAC, em Guarulhos. O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das estudantes ficou em 2º lugar entre mais de 2 mil inscritos de todo o Brasil.

“Nós apresentamos um trabalho sobre violência contra a mulher, falando sobre a prevalência e fatores associados nos diversos ciclos da vida delas. Foi uma experiência muito gratificante, de muita responsabilidade e eu fiquei realmente muito surpresa por ter ficado em segundo lugar”, comenta Daiane Cristina da Silva, que ainda acrescenta: “A FAJ nos ajudou muito. Eu não sabia que existia esse evento, e a faculdade incentivou. Acabou sendo uma força muito positiva pra gente.”

“Na verdade, foram mais de 2 mil inscritos, porque é o Brasil inteiro, então, quando vimos o nosso nome lá no mural, que estava concorrendo à final, nós já ficamos: ‘Ah, que bom, vamos ficar para a final’. Só que não sabíamos que tinha ficado em segundo lugar. Então foi uma surpresa muito boa, isso vai ser ótimo, lógico, para nossa carreira profissional”, comemora Bruna Tamires Davoli.

A coordenadora do curso de Enfermagem da FAJ, professora Celene Ferrari, declara que, como Conic é um evento de dimensão nacional e oferecido a todos os alunos e todas as instituições de ensino superior de qualquer área do conhecimento, foi gratificante a o reconhecimento do trabalho das alunas. “Nós recebemos com grata surpresa e satisfação o fato de nossas alunas com o seu Trabalho de Conclusão de Curso terem conquistado o segundo lugar”, celebra a docentes que foi a orientadora do TCC.

 

CONIC

Realizado pelo Semesp desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic-Semesp apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científi­ca, o que contribui para a formação de pro­fissionais cada vez mais qualifi­cados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científi­ca agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

São aceitos trabalhos de qualquer tema e área do conhecimento inscritos por estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições de ensino superior públicas ou privadas. Além dos prêmios para os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias Concluído e Em Andamento, e o Prêmio Especial para o melhor trabalho Concluído, o Congresso conta com o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

 

CONCE

Outra presença importante de representantes da FAJ foi o Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros (Conce), do qual participaram as alunas do 10 º semestre do curso de Enfermagem, Amanda Costa Teodoro e Fernanda Formigoni Oliveira.

Elas desenvolveram um protocolo de atendimento para o recém-nascido dentro da UTI neonatal de Mogi Guaçu, utilizando a escala NIPS, que avalia a expressão facial, choro, respiração, movimentação corporal e estado de alerta. Trabalho agora foi evidenciado no congresso em que foram premiadas em segundo lugar entre 300 trabalhos postados, sendo que, apenas 50 foram aprovados.

“Fiquei muito orgulhosa do desempenho que eu e minha companheira tivemos em nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), juntamente com a minha orientadora, professora Patrícia Queiroz, que brilhantemente nos orientou, trazendo os aspectos primordiais para a conclusão do nosso trabalho e a sua efetivação”, exalta Fernanda Formigoni Oliveira.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful