Terceira edição do Torneio de Par ou Impar

Terceira edição do Torneio de Par ou Impar

As metodologias de ensino não garantem o sucesso de uma boa aula, mas aumentam significativamente suas chances de sucesso. Assim a articulação entre metodologias de ensino  contemporâneas e métodos tradicionais de ensino, são tendências que trazem novos desafios aos professores e desafia a compreensão dos alunos ao levar estes para novas áreas do conhecimento, que em muito está situada fora da sua zona de conforto. Lembrando que ao retirar o aluno da sua zona de conforto, o stress será inevitável e o apoio mútuo entre os amigos e colegas de curso se tornam fundamentais para dar uma segurança e sensação de acolhimento.  Logo o lúdico que remete a inocência e alegria da infância pode se tornar uma importante aliada, para se aplicar juntamente a metodologias contemporâneas de ensino. Neste sentido a proposta do “3º Torneio de Par ou Impar – Eng. De Produção UniFAJ”  apresenta uma contribuição para atender está complexa interação de fatores como os métodos, o lúdico e a proposta de integração/ aceitação entre os colegas.

A proposta é que os alunos do 9º semestre organize e participe de um torneio de par ou ímpar entre todos os semestres do curso de Engenharia de Produção. Estes utilizam de imediato a ferramenta de engenharia chamado “Termo de Abertura de Projetos” que foi apresentada em aula, mas demanda um estudo e pesquisa aprofundado extra classe. Bem como em sala junto com o professor são levantadas todas as demandas necessárias para este evento que está previsto para ocorrer dentro de uma semana, durante dois dias. A atividade deverá ter a participação efetiva de todos alunos do curso, aproximadamente 460 alunos, durante o intervalo de aula. No primeiro dia, do evento, cada semestre deverá promover uma competição interna, acompanhada por dois juízes integrantes da organização,  para indicar os dois alunos que representaram o seu semestre. No segundo dia de competição entre todos os semestres.

Os participantes ganharam brindes da organização e o mais importante, criam vínculos entre os colegas.  Assim para efetiva participação de todos alunos na organização do evento estes foram divididos em  7 grupos em um total de 70 alunos, em sala de aula, sobe orientação do professor Geraldo G. Delgado Neto, com a previsão de participação de 350 Alunos.  As atribuições necessárias para realizar o evento e aplicação teórica do conteúdo da disciplina foi dividida entre os grupos com a participação e comprometimento de todos, dentre as tarefas delegadas estão, divulgação, regras, locais e materiais, dias de evento e documentação entre outras. Uma grande produção coletiva.

No dia 2 de março, no intervalo, – em sala de aula – acompanhados por dois representantes da organização e com aviso prévio aos professores será realizado a primeira fase e a grande final entre semestres será no dia 9 do mesmo mês, na área anexa as cantinas.

A palavra metodologia significa “caminho para se chegar” assim todas as decisões a serem tomadas, para elaboração de uma  atividade desta, devem sempre levar em conta fatores importantes como o tempo, investimento financeiro, número de participar,  capacidade e conhecimento dos alunos, bem como a complexidade da proposta. E por fim se esta atividade parecer simples!, – ela atendeu os complexos  fatores levantados neste breve texto.

Texto do Prof. Dr. Geraldo G. Delgado Neto – Coordenador da área de pesquisa Ciências Exatas e Tecnológicas do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar (NEPI)

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful