Temas atuais da Nutrição são abordados em Aula Magna

Temas atuais da Nutrição são abordados em Aula Magna

A Aula Magna do curso de Nutrição do Centro Universitário de Jaguariúna foi realizada no dia 31 de agosto, data esta denominada o Dia do Nutricionista. Três profissionais de renomes ministraram palestras aos alunos com temas atuais, como a Dra Karina Antero Ribeiro Rosa, que é bióloga e professora do curso de Medicina Veterinária da UniFAJ, e foi a primeira palestrante da noite abordando o assunto de Nutrigenética e Nutrigenômica.

A colaboradora do Centro Universitário falou dos dois conceitos aos estudantes e explicou que os nutrientes atuam como fatores de transcrição conseguindo interagir com o DNA humano, consequentemente afeta positivamente ou negativamente as vias de sinalização celulares. Um ponto levantado pela Dra Karina foi que a genética explica os casos de pessoas que possuem perfis similares e correspondem de forma diferente ao mesmo processo. “A genética explica que está naquilo que você come”, disse e complementa que esses atuais estudos da nutrigenética e nutrigenômica quebra o paradigma de que determinado alimento é bom ou ruim para todo mundo. “Não dá mais para generalizar, tudo depende do seu DNA. Faça do seu alimento o seu remédio”, concluiu.

Na sequência a nutricionista Funcional, Esportiva e Fitoterápica, Laís Gomes, subiu ao palco para falar sobre a Fitoterapia na Modulação Intestinal, buscando ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre algumas ervas, seu funcionamento no organismo humano e suas reações. No início da palestra, Laís lembrou os futuros profissionais sobre um importante movimento que as pessoas fazem ao se alimentar que é esquecido pelos nutricionistas. “Ao querer analisar profundamente o paciente é esquecido a forma de mastigação da pessoa e isso afeta o intestino na forma como é processado o alimento”, falou e afirmou que a saciedade é estimulada pela mastigação. Dentre os exemplos de plantas, Laís revelou que a hortelã tem uma ação antiinflamatória no organismo, mas a digestão é contra indicada para gestantes e lactantes.

Finalizando a noite de palestras, a Dra Marina Nogueira, que é nutricionista Clínica Comportamental e responsável pelo blog Não Conto Calorias, ministrou a atividade sob o tema a Nutrição Comportamental, explicando o que é essa área da profissão relatando alguns casos do dia a dia. “É um assunto novo, importante e necessário nesse mundo da nutrição que é cheio de mito, sendo uma tendência forte”, ressaltou a blogueira que tem mais de 25 mil seguidores.

A Aula Magna contou com a presença de alunos egressos e no hall de entrada do anfiteatro a Nobel Livros esteve e a loja de produtos naturais Empório Viver. Também a Cafofo da Joaninha, loja que faz parte das feiras do PROE, expôs seus produtos.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful