Tecnologia, inovação e criatividade na Mostra de Projetos Temáticos 2012

Tecnologia, inovação e criatividade na Mostra de Projetos Temáticos 2012

Ciclo de estudos das Engenharias

Por Bruno Felisbino

Ano após ano a Mostra de Projetos Temáticos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial da FAJ reflete a criatividade, o empenho e a engenhosidade dos estudantes. A cada nova edição a evolução é nítida, com o surgimento de ideias originais, diferentes aplicações das tecnologias e o aprimoramento de projetos já iniciados.

A sétima edição da Mostra, apresentada durante o CENGE 2012 – Ciclo de Estudos das Engenharias e Tecnologia em Automação – no dia 12 de novembro, trouxe a exposição de 82 projetos temáticos em diferentes mostras: Rally de Rovers, Rally de Velocidade, Mostra de Estruturas, Mostra de Manufatura Integrada por Computador – CNC, Mostra de Engenharia Integrada, além de Automação de Processos e Mostra de Sistemas Hidro-pneumáticos.

Os alunos trabalharam em torno de temáticas diversas, como estruturas treliçadas, materiais para engenharia, robótica móvel, CNC, domótica (automação residencial), sistemas hidro-pneumáticos e automação de máquinas/processos – mini fábrica.

“Este é o momento em que o aluno expõe para a comunidade o trabalho que eles desenvolveram ao longo do semestre. É um momento lúdico e muito interessante para eles, que colocam em prática todo o conteúdo visto em sala”, diz o coordenador dos cursos, Prof. André Mendeleck.

Unindo imaginação, pesquisa e conhecimento técnico, os estudantes criam inovações e soluções úteis para a vida moderna. É o caso de um grupo do 4º semestre de Tecnologia em Automação que desenvolveu um projeto na área de automação residencial para controlar sistemas eletrônicos internos da casa através do celular, como por exemplo acionar à distância o portão eletrônico e a iluminação interna da residência. Eles desenvolveram um controle por arduino, que é uma plataforma projetada com um microcontrolador através do qual é possível interagir via Bluetooth com o celular, tablet ou qualquer aparelho que contenha o sistema operacional Android.

Alguns projetos curiosos também chamaram a atenção na Mostra, como o veículo que se locomove como um lagarto, desenvolvido por seis alunos do sexto semestre de Engenharia de Controle e Automação. Segundo o membro da equipe Henrique, o projeto nasceu da ideia de uma máquina que fosse capaz de se locomover através de lagartas, o que acabou rendendo o nome “Lagartos” à equipe.

“Nosso objetivo foi dar leveza e velocidade ao carro autônomo, que percorre a pista através de sensores e uma lógica computacional que o torna capaz de encontrar o caminho automaticamente”, explica.

Na visão da FAJ, o desafio de buscar soluções inovadoras na área de controle e automação industrial e aprimorar o projeto ao longo de um semestre completo contribui para formar um profissional diferenciado, com visão inovadora e empreendedora.

Diz o aluno Henrique da Silva sobre a Mostra de Projetos Temáticos: “Ela traz uma vivência muito grande ao profissional formado aqui na FAJ. Quando chegarmos numa indústria as tecnologias que vamos encontrar não serão uma grande novidade para nós, porque já pudemos testar os conceitos na prática. A Mostra é o diferencial que serve como uma motivação a mais no curso, pois é a prática que traz o mérito”.

PENHA
Uma das novidades do Ciclo de Estudos deste ano foi a participação da empresa PENHA S/A, que apresentou produtos manufaturados em papelão reciclado e realizou o cadastro de alunos da FAJ para estágio na empresa.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful