Software destinado a pacientes de diabetes desenvolvido na FAJ conquista patente

Por Bruno Felisbino

O papel de uma Instituição de Ensino é fortalecido quando o conhecimento transmitido em sala de aula é transformado em ações que farão a diferença na vida de muitas pessoas. A FAJ teve mais uma forte demonstração de que o ensino aplicado à prática é capaz de grandes realizações, ao obter a patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de um software criado para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos.

Trata-se de um programa de contagem de carboidratos criado com o objetivo de simplificar o atendimento ao paciente diabético com o uso da tecnologia. O software permite o controle facilitado dos níveis de glicemia do paciente, possibilitando a realização de um tratamento dietético muito mais flexível e particularizado, reduzindo o risco de surgimento de comorbidades associadas ao Diabetes Mellitus.

A criadora do software e estudante do curso de Nutrição da FAJ, Priscilla Cavoto, desenvolveu a ideia do programa de contagem de carboidratos pensando em facilitar a vida de pacientes e profissionais de saúde no tratamento dessa patologia.

“Quando você entende como contar carboidratos, tem a possibilidade de uma maior variedade na escolha dos alimentos que compõem seu plano alimentar. E, também, pode controlar sua glicemia com maior precisão”, conta. O projeto está inserido no Programa de Iniciação Científica (PIC) da FAJ.

A contagem de carboidratos é uma terapia nutricional em que são contabilizados os gramas de carboidratos consumidos nas refeições, com a finalidade de alcançar um melhor controle glicêmico. Aos usuários do método criado pela aluna, o software substituirá o uso de tabelas, anotações e calculadoras por um sistema digital de fácil acesso (PCs, laptop, tablets) e através do celular.

Aliado valioso da saúde
O programa pode vir a se tornar uma ferramenta fundamental de atendimento para os profissionais de saúde, agilizando e flexibilizando o tempo de acompanhamento do paciente. Com ele, espera-se também aumentar a adesão ao tratamento e possibilitar um controle glicêmico mais próximo do ideal.

A criação também será muito útil para as pessoas que utilizam, como tratamento, a terapia com múltiplas doses de insulina ou sistema de infusão contínua de insulina, que poderá ser ajustada conforme o consumo de alimentos da pessoa.

A coordenadora do curso de Nutrição da FAJ e orientadora do projeto, Profª Christine Marinho de Lemos, comemora a conquista da aluna e da Instituição. “As informações podem ser buscadas a qualquer hora e de qualquer lugar. A internet tem possibilitado a formação de novas formas de interação e organização, graças às suas características básicas, como o uso e o acesso difundido. Daí a importância da FAJ possuir a patente de um software de tamanha utilidade pública e alcance. É um orgulho e uma conquista para o curso de Nutrição”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful