Sistema que busca diminuir os desperdícios na saúde é tema de Aula Magna

Sistema que busca diminuir os desperdícios na saúde é tema de Aula Magna

No dia 9 de março foi a vez dos alunos de Enfermagem participarem da Aula Magna, atividade que marca o início do ano letivo. Sob o tema “Lean Helathcare (Sistema de produção que foca na geração de valor para o cliente e na eliminação de desperdícios na área da saúde)”, a palestrante enfermeira Gabriela Salin Spagnol, compareceu ao Anfiteatro do Campus II para apresentar aos alunos esse conceito.

O Lean Helathcare significa saúde magra e segundo a Dra Gabriela, quer dizer economia nos processos clínicos evitando desperdício, tendo como princípios básicos cinco itens, são eles: Definir valor, Identificar o fluxo de valor, Puxar o valor, Fazer o valor fluir e Buscar a perfeição.

De acordo com dados apresentados durante a palestra, após a aplicação do sistema em um hospital o tempo de espera diminui 50% e apenas 1% dos pacientes sofrem atraso para iniciar uma operação cirúrgica.

Esse método não é uma novidade, sendo aplicado desde 1847 nos procedimentos realizados pela percursora da Enfermagem, Florence Nightingale.

Doutoranda e Mestre em Neurociências pelo Programa de Fisiopatologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Brazilian Research Institute of Neuroscience and Neurotechnology (CEPID-BRAINN-FAPESP), Gabriela buscou levar aos estudantes os pontos principais e importantes para a implantação desse sistema nas clínicas médicas e hospitais. “É a melhoria contínua aplicada para saúde. Ensinei uma ferramenta e princípios para os alunos terem conceitos introdutórios a melhoria que pode ser aplicada a qualquer serviço de saúde”, explicou.

O diretor acadêmico da FAJ, prof. Flávio Fernandes Pacetta relembrou no início da atividade o quanto orgulhoso se sente do curso. “Em 2012, eu e a Coordenadora Celene tivemos uma conversa para decidir quando o curso de enfermagem da FAJ ia ser fechado, porque tinha poucos alunos. A professora tomou como desafio e prometeu colocar o curso de Enfermagem entre os melhores do Brasil. Hoje, segundo dados de 2013 a 2017, o curso cresceu 105% e é o que mais aprova alunos em Concursos Públicos”, salientou.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful