Sistema construtivo de paredes de concreto é apresentado a alunos de Engenharia Civil da FAJ

O design e a técnica construtiva constituem um marco cultural de diversas civilizações. Tanto é que a construção de abrigos está entre as mais antigas atividades humanas, que a partir do século 20 passou a se apoiar em inovações tecnológicas com a utilização de processos industriais. Uma referência do processo de evolução em edificações é o sistema construtivo de paredes de concreto, assunto que foi abordado e detalhado durante palestra realizada nesta quarta-feira (5) para as turmas A e B do curso de Engenharia Civil da FAJ.

Durante mais de 2 horas, engenheiro civil Júlio Aguirre falou aos alunos sobre as vantagens de sistemas construtivos de paredes de concreto que já existem no Brasil há mais de 40 anos. Aguirre destacou critérios como simplicidade conceitual e o aproveitamento de materiais disponíveis e testados no país.

O palestrante informou que os elementos são submetidos a rigorosos testes e ensaios, em acordo com as normas técnicas em vigor. “A construção das edificações foi estudada visando a simplicidade, reduzindo a níveis bastante baixos o desperdício de materiais e diminuindo consideravelmente o tempo de execução. As armações, os negativos dos caixilhos e tubulações e caixas elétricas são pré-embutidos nas paredes; a aplicação da pintura foi facilitada tendo em vista o acabamento industrial das paredes e lajes”, explicou. “E o mais importante, é um material de alta resistência.”

O engenheiro mencionou outra vantagem, a de que é possível utilizar mão de obra não qualificada, rapidamente treinada para os serviços necessários. “Em três meses é possível, por meio de treinamento, formar alguém para o trabalho”, disse.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Com 32 anos de experiência e um currículo que ostenta a execução de mais de 500 obras entre os anos de 1989 e 2014, Júlio Aguirre, que há 18 anos atua como empresário e diretor técnico da CiaCasa – Sistemas Construtivos, revelou que esta foi a primeira palestra para o público universitário. “Na verdade, não sou palestrante, sou construtor, mas faço palestras na ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e montei um curso sobre o assunto, que é este que estou apresentando aqui pela primeira vez a um grupo de estudantes. É interessante este trabalho na faculdade de poder fazer a divulgação de um sistema que pouca gente conhece. E senti que aqui tem muita gente que já atua na área, devido ao interesse que demonstraram”, comentou o engenheiro.

De acordo com o professor da disciplina Materiais de Construção, do curso de Engenharia Civil da FAJ, Sandro Eduardo Pereira, a palestra surgiu a partir de um trabalho em grupo dos alunos e veio para demonstrar as modalidades de sistemas construtivos aplicados com o uso do concreto.

“É muito importante o contato com as novidades do mercado, tanto que, na semana que vem, acontece o Ciclo de Estudos das Engenharias e Tecnologia (Cenge) que trará profissionais para apresentar como é a vida fora da faculdade. Esta vivência prática é fundamental”, afirmou o docente.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful