Semana Jurídica do Direito apresenta temas atuais para o futuro advogado

Semana Jurídica do Direito apresenta temas atuais para o futuro advogado

Como forma de incentivar o conhecimento e a prática na profissão, os estudantes do curso de Direito da FAJ participaram, durante os dias 17 a 21 de outubro, da Semana Jurídica do Direito, assistindo a palestras esclarecedoras com especialistas de diversas áreas, no campus I da Faculdade de Jaguariúna. Para encerrar o evento, os alunos compareceram ao evento XVI INTERPOJ, que aconteceu no Fórum da cidade de Serra Negra e contou com profissionais do ramo criminal.

Durante toda a semana os convidados puderam acompanhar temas atuais, dos quais motivaram os alunos, complementando o que foi lecionado em aula, além de trazer novas técnicas de atuação para o futuro profissional, conforme explica a professora e organizadora do evento, Elizete Moura.

A semana apresentou palestras como o Novo Código de Ética da OAB, com o Dr. Wagner Cavalcante, que atua como advogado criminalista e professor. No debate o especialista apresentou pontos atuais sobre novas modificações no código de ética, com atualizações que beneficiam e dão mais segurança ao profissional, conhecendo também os direitos e deveres de um advogado.

Ele comenta a facilidade de apresentar tal tema aos estudantes, já que possuem mentes mais adeptas a mudanças. O docente afirma que é importante esse conhecimento apurado logo na faculdade, pois assim o estudante já sai sabendo o que é o certo, o que é o errado e o que ele pode fazer para mostrar o seu trabalho. “Quem sabe assim, o graduando não terá o primeiro passo direto para o desconhecido, porque às vezes a gente vê que infelizmente alguns advogados cometem alguma infração ética, não dolosamente, não porque querem fazer, mas porque desconhecem o código de ética”, comenta, explicando também a importância para um aprendizado mais aprofundado sobre o assunto.

Para mostrar aos estudantes com funciona um processo trabalhista na prática, o advogado Dr. Claudio Peron Ferraz teve a oportunidade de explicar as etapas de tal trabalho, passo a passo. Com o tema Processo Trabalhista na Atualidade, o especialista elucida que com a palestra o entendimento do aluno fica mais dinâmico.

Oferecendo experiências reais, o profissional apresenta dicas aos presentes, como por exemplo, a uma empresa que recebe uma intimação, o advogado deve prestar muito atenção os detalhes, pois há casos que a citação apresenta termos que acabam prejudicando o processo e consequentemente a defesa da empresa.  Ele explica que a área trabalhista é bem específica e requer muita atenção, além de ter um regimento próprio, sendo a CLT, mostrando seu diferencial na atuação.

Sendo um assunto muito comentado na atualidade nacional, o Desembargador Laercio Laurelli, apresenta a palestra Delação Premiada, explicando aos alunos sua importância e causa. “Delação Premiada é um codinome. Na verdade, chama-se Colaboração, inclusive pela lei. Esse termo apresenta uma colaboração não da vítima e das testemunhas, mas sim do acusado”, explica o jurista e professor. Como resultado, o acusado, ao cooperar, recebe uma pena menor.

Ao mencionar os benefícios de se apresentar aos alunos um tema de muita importância no ramo, o docente fala sobre o prazer de ter esse contato com o graduando. “O jovem é o responsável por técnicas que farão um país melhor”.

Complementando as apresentações do evento, o advogado e conselheiro seccional, Dr. Cesar Marcos Klouri, ministrou o tema Novo Código do Processo Civil, com assuntos e debates que se mostraram essenciais no entendimento e evolução dos estudantes.

Para encerrar a semana, foi acompanhada uma palestra durante o evento XVI INTERPOJ, que contou com o depoimento do doutor e mestre Paulo Dias de Moura Ribeiro, juntamente com diversos outros especialistas da área criminal, como desembargadores, delegados, advogados, professores, peritos, entre outros, buscando oferecer aos participantes conhecimentos mais específicos sobre o tema.

O congresso foi coordenado pelo Instituto Internacional de Estudos de Polícia Judiciária – INTERPOJ, acontecendo no Fórum da cidade de Serra Negra. Além de diversos profissionais, a reunião contou com a palestra do docente, advogado e diretor da Faculdade de Jaguariúna, Flávio Fernandes Pacetta apresentando o debate Juizados Especiais e Cidadania – Democratizando o Acesso à Justiça.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful