PROINP e Semana do Empreendedorismo movimentam UniFAJ

PROINP e Semana do Empreendedorismo movimentam UniFAJ

Entre os dias 2 e 7 de outubro, os cursos que integram a Escola de Negócios da UniFAJ, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Logística, promoveram a Semana de Empreendedorismo composta de diversas atividades voltadas aos alunos das graduações visando ampliar o conhecimento aprendidos em sala de aula.

Abrindo o evento, no dia 2, os estudantes de Gestão Comercial e Logística participaram da Feira de Integração Profissional e Validação de Negócios – PROINP apresentando ideias inovadoras para os visitantes da Semana de Empreendedorismo, como autoridades do Centro Universitário de Jaguariúna e empresários da região de Jaguariúna. Os três trabalhos premiados expuseram seus projetos novamente na feira de profissões, a UniFAJ Aberta, no dia 4 do mesmo mês.

Dando continuidade à programação, o economista, consultor em EFD, especialista em Compliance e delegado Municipal do CORECON-SP, José Adilson da Silva, veio ao Centro Universitário no dia 3 de outubro, a convite do curso de Ciências Contábeis, ministrar uma palestra sobre a necessidade da implantação de técnicas e práticas Compliance no âmbito das pequenas e médias empresas. No mesmo dia, teve início ao projeto Self Check out, de Administração, sendo liderado pelo professor Rodrigo Luciano. Esse conceito de vendas é uma novidade no mercado do comércio e o docente trouxe para a UniFAJ a ideia fazendo um teste de um mês na unidade I da instituição de ensino. Outro pontapé inicial aconteceu nesta data que foi a Gincana do Bem.

No dia 5 de outubro, o curso de Gestão de Recursos Humanos trouxe o executivo e professor da Unicamp, Alexandre Mello, para falar com os alunos sobre o “Intraempreendedorismo”, que segundo o palestrante, essa modalidade de empreendedorismo existe há três décadas. Nesses últimos trinta anos, a sociedade sofreu o impacto da tecnologia e globalização, e para o docente Alexandre esses dois fatos ocasionaram na mudança de comportamento das pessoas, principalmente das empresas fazendo-as alterarem seu modelo de negócio. “É necessário pensar em você como uma marca para conseguir empreender onde você trabalha”, revelou durante sua abordagem.

Durante a manhã do dia 6, ocorreu a Fomentadora de Negócios reunindo mais de trinta empresários que buscaram futuras parcerias e o autoconhecimento de suas marcas.

Finalizando a Semana de Empreendedorismo, os alunos de Administração, Gestão Comercial e Logística, foram para uma Visita Técnica no Porto de Santos – SP conhecer o funcionamento do ambiente e visualizarem na prática os conceitos abordados no decorrer do curso.

PROINP – Feira de Integração Profissional e Validação de Negócios

Alunos de Gestão Comercial e Logística colocaram a exposição do público do PROINP, 14 projetos inovadores e inéditos, mostrando na prática seu conhecimento, sendo que os três trabalhos que se destacaram foram premiados com troféu e participaram da UniFAJ Aberta. Os melhores foram decididos pelos empresários da região de Jaguariúna que estavam visitando a feira e receberam da organização um dinheiro simbólico para investirem em uma das ideias apresentadas na Feira. A equipe que arrecadou mais dinheiro foi a grande vencedora.

Dentre os projetos estava o aplicativo de aluguel, do grupo do aluno Jeferson Toledo de Gestão Comercial. A ideia é o compartilhamento de objetos, como explica o estudante. “Você coloca um produto que não usa mais, mas não quer se desfazer. A pessoa faz o cadastro e as outras pessoas que precisam do objeto entram em contato e alugam”. Para colocar em ação o aplicado, a equipe fez uma pesquisa de mercado e perceberam que há uma alta procura para parte de economia compartilhada que os dois lados saem ganhando.

Ao ser questionado sobre a preparação do projeto, Jeferson destacou o apoio que tiveram dos conteúdos dados em sala de aula. “Estudamos sobre Marketing Digital e assim conseguimos analisar o campo e implementar esse aplicativo no mercado. As vezes os alunos não têm essa prática no dia-a-dia por não trabalhar na área e ele desenvolvendo o projeto com base em tudo que aprendeu ele se sente realizado”, frisou.

Self Check out

O oitavo semestre de Administração lançou no dia 3 de outubro, o projeto Self Check out, que é coordenado pelo docente Rodrigo Luciano que ministra a disciplina Ética e Liderança Empresarial. O produto Doce le’monde (Brigadeiro) e Sorvete Skimó estão participando da ação que visa observar o comportamento das pessoas diante esse novo método de venda, aonde não tem um vendedor para entregar o produto e receber o dinheiro, tudo isso é feito pelo próprio consumidor. “O objetivo é gerar nos nossos alunos a perspectiva da ética e como que eu me comporto de maneira ética na hora de consumir um produto quando ninguém está vendo. O Brasil ainda precisa evoluir muito em relação as questões étnicas, ainda somos dependentes do vendedor. Vai se desenvolver a partir do momento que as pessoas criarem uma cultura de autosserviço, onde ele tenha responsabilidade de comprar um produto, a pessoa que está vendendo tem uma responsabilidade vender corretamente e de fazer o pagamento sem que tenha nenhum prejuízo”, explica o professor Rodrigo.

A venda ficará durante um mês no campus I do Centro Universitário, e os estudantes estão sendo os responsáveis pelo projeto atuando na área de Gestão, Compras, Análise, Financeiro, Marketing, Planejamento e Custo. A estudante Isabela Sevilha Delgado, está cuidando da Doce le’monde e acredita que essa forma de venda além de causar curiosidade pode incomodar as pessoas. “É um método totalmente inovador, que eu e nem ninguém da sala tinha visto antes sendo diferente para gente e incômodo para alguns, porque ele precisa pensar para comprar”, ressaltou. Isabela está na parte de Gestão gerenciando os grupos e acompanhando o passo a passo de cada integrante.

Na área de Operações e Compras do Sorvete Skimó, está Jeniffer Ribeiro Amorim que acredita que o Self Check out é o futuro do comércio já que o empresário não terá a necessidade de contratar pessoas para a função. “Começar no Centro Universitário é muito interessante porque vai ser uma visão diferente. Nós brasileiros ainda não estamos preparados para isso, estamos acostumados com a presença do vendedor. É um processo”, conta. Nas áreas de atuação, Jeniffer vê os materiais que outros departamentos precisam e faz orçamento e também a locomoção dos produtos.

Para ambas, essa vivência será essencial para a vida profissional e as alunas acreditam que poderão implantar nas empresas que irão trabalhar esse método.

Fomentadora de Negócios

Com o objetivo de aproximar a Escola de Negócios com as empresas do Fomento Grupo de Negócios, a Fomentadora de Negócios foi um dos eventos que fez parte da Semana de Empreendedorismo, que aconteceu dia 6 de outubro e contou com a presença de alunos, empresário, professores e palestrante para tratar temas como coaching, o comportamento na busca de novos negócios e a criação de uma rede de relacionamentos entre os empreendedores que participaram.

“A Escola de Negócios planta sementes com o foco em prosperar e prospectar novas oportunidades para o nosso objetivo institucional”, explica o docente e diretor da Escola de Negócios, Rinaldo César da Silveira.

Ao final, o evento se mostrou produtivo, deixando claro a ideia de motivação empresarial, já que durante diversas palestras houve uma intensa troca de ideias, serviços e informações entre os participantes, que se mostraram dispostos a apresentar o seu negócio e a conhecer o empreendimento do próximo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful