Semana da Computação – Compunifaj traz palestras de egressos e alunos

Semana da Computação – Compunifaj traz palestras de egressos e alunos

Os alunos de Ciência da Computação do Centro Universitário de Jaguariúna realizaram entre os dias 23 e 27 de outubro mais uma edição da Compunifaj. Reunindo profissionais egressos da instituição de ensino, e ainda alunos, na lista de palestrantes, foram abordados temas atuais que envolvem a computação e campos novos de atuação do profissional da área.

A aluna egressa, formada em 2012 pela UniFAJ, Debora Vieira, abriu a semana de computação falando sobre a Acessibilidade em TI. A palestrante tem esclerose múltipla e conta que já sofreu em empresas que trabalhou pela falta de acessibilidade. “Sentia falta porque as empresas sabem que existe a acessibilidade, mas não aplicam”, revelou. Dentre sua explanação, Debora falou sobre o funcionamento desse método em um ambiente corporativo, a existência de leis, cotas e softwares para alguns tipos de limitações. “Não existe possibilidade do porque não. O mercado é gigante e tem lugar para todos e acessibilidade não é um bicho de sete cabeças”, frisou a profissional que confessou sentir uma nostalgia por voltar a UniFAJ, desta vez palestrando.

No dia seguinte, 24, Ricardo de Jesus Sousa, aluno do oitavo semestre do curso, apresentou aos alunos de todos os semestres da Ciência da Computação o seu Trabalho de Conclusão de Curso, que é um óculos de realidade virtual. Dando continuidade, em 25 de outubro, o Gerenciamento de Rede foi tema da palestra do analista de TI Senior e egresso do Centro Universitário de Jaguariúna, Ednaldo Rossi. De acordo com o profissional, a atividade teve como objetivo apresentar os conceitos de gerenciamento de rede e seus benefícios na tomada de decisão de investimento na infraestrutura, bem como o auxílio nos diagnósticos de problemas, além das atividades relacionadas ao gerente de redes e os métodos existentes para auxiliá-lo.

A Computação Natural foi o tema do quarto dia, 26, da Compunifaj com o professor doutor da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp, Guilherme Palermo Coelho.  O palestrante buscou passar uma visão geral da área e alguns exemplos de aplicação que para ele é um tema amplo e que está em ebulição. “Temos ferramentas na Computação Natural que resolve problemas que não são solucionados com a computação clássica”, disse. A Computação Natural é a união da biologia com a computação, tendo três vertentes que a direciona: Usar a biologia como inspiração e trazer para a computação; Usar a computação para entender melhor a biologia; Usar mecanismos naturais para fazer novas formas de computação, por exemplo, computação quântica.

Finalizando a Compunifaj, 27, a coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UniFAJ e professora, Mylene Dias Rezende falou com os futuros cientistas da computação sobre processos seletivos para uma oportunidade de trabalho. A docente tem 28 anos de experiência em RH, é psicóloga e mestre em administração, além de ser especialista em dinâmica dos grupos e gestão de pessoas.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful