Roda de Conversa sobre Sofrimento Mental é realizada para alunos de Psicologia

Roda de Conversa sobre Sofrimento Mental é realizada para alunos de Psicologia

Na noite do dia 24 de maio, o nono semestre de Psicologia do Centro Universitário de Jaguariúna – FAJ recebeu a pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Jaqueline Roberta da Silva. O tema da Roda de Conversa foi o Acolhimento e Cuidado no Sofrimento Mental à Luz da Abordagem Centrada na Pessoa, e iniciou com relatos da Psicóloga sobre experiências no decorrer da sua carreira profissional, com ênfase em Psicologia Social, deixando os estudantes à vontade para tirar suas dúvidas.

 “A primeira vez que fui a uma Clínica Psiquiátrica foi a Sayão, em Araras, e nunca mais esqueci o cheiro do lugar que me marcou. Sempre gostei de ouvir as histórias de vida das pessoas e me recordo da história de uma cadeirante idosa, moradora da clínica, que tentou suicídio aos 18 anos, ficou paraplégica e perdeu a memória durante um tempo perdendo o contato com família. Fui embora pensando que eu tinha que fazer alguma coisa”, contou Jaqueline sobre seu primeiro contato com a área psiquiátrica. Na época da visita, a profissional estava no ensino médio e não tinha conhecimento algum dos trabalhos desenvolvidos por psicólogos em Clínicas Psiquiátricas.

A turma teve a oportunidade de conhecer através de imagens a camisa de força e o funcionamento de um hospital psiquiátrico. Outro ponto abordado pela palestrante foi o surgimento do movimento da Luta Antimanicomial. Lembrando que no encerramento do Ciclo de Estudos da Saúde da FAJ – CESFAJ, no dia 18 de maio, os futuros psicólogos promoveram uma caminhada na área anexa da cantina para divulgar aos presentes a importância do tratamento correto das pessoas portadoras de doenças mentais.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful