Rock In Rio 2013: a experiência de um Prof. de Turismo em um dos maiores festivais do planeta

Rock In Rio 2013: a experiência de um Prof. de Turismo em um dos maiores festivais do planeta
Por Bruno Felisbino
Vivenciar ‘in loco’ um dos maiores festivais de música do planeta foi uma das principais motivações que levaram o Prof. Vitor Pontes, da disciplina Eventos, do curso de Turismo da FAJ, a acompanhar durante 3 meses a montagem da estrutura do Rock in Rio. Ele viu todas as etapas de montagem da Cidade do Rock e, claro, conferiu ao vivo a primeira semana do festival. A experiência foi das mais ricas e impressionantes, segundo seu relato.

“Neste período vi muito trabalho e dedicação dos produtores, fornecedores e das pessoas que estavam ali operacionalizando tudo para conseguirem entregar a obra (montagem do evento) no prazo estipulado pelos contratantes”, conta.

Ele se impressionou com o profissionalismo e entrosamento das equipes de trabalho, que conseguiram entregar o espaço pronto dentro do prazo, apesar de todas dificuldades. Por outro lado, ele observou uma série de problemas causados pela falta de profissionais brasileiros capacitados na produção de eventos, o que levou os organizadores a buscar mão de obra estrangeira – 80% dos produtores do evento eram de Portugal.

“Isto mostra que temos uma grande oportunidade neste mercado e que as pessoas com interesse em atuar no ramo de turismo e eventos devem buscar uma capacitação o quanto antes, visando, além no nosso mercado regional, que é cada vez maior, também os grandes eventos que acontecerão no Brasil até 2016”, relata.

Outro ponto que chamou a atenção do professor de Turismo foi a exploração comercial e o imenso potencial de marketing do evento. Ao patrocinarem o festival, as empresas garantem uma exposição gigantesca da marca e o contato direto com seu público-alvo.

“Pude ver como grandes marcas ativam seus produtos através do patrocínio ao evento. É desde um brinquedo radical como a tirolesa que uma grande cervejaria montou para interagir com o público através da experiência de passar na frente do palco principal, por cima de todos os espectadores dos shows, até a mini montanha-russa, o elevador radical e a roda gigante, todas atrações patrocinadas por grandes empresas”.

De acordo com balanço da organização do festival, cerca de 595 mil pessoas passaram pelo evento nos sete dias em que ocorreram (13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro), com impacto positivo na economia do Rio de Janeiro de até R$ 1 bilhão. A rede hoteleira carioca teve ocupação média de 90%, segundo estimativas da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur).

Currículo

O Prof. Vitor Pontes é graduado em Turismo; pós-graduado em Planejamento Estratégico de Comunicação; proprietário da V10 Marketing, Promoção e Eventos; coordenador do curso técnico de Eventos da FAJ e professor de Eventos e Teoria Geral de Turismo do curso de graduação em Turismo da FAJ.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful