Revisão da NR 13 foi tema de debate entre especialistas na FAJ

Revisão da NR 13 foi tema de debate entre especialistas na FAJ

Caldeiras e vasos de pressão

Por Bruno Felisbino
O Anfiteatro do Campus II reuniu, no dia 8 de junho, especialistas para discutir os riscos envolvendo as atividades com caldeiras e vasos de pressão e conseguir, com isso, envolver acadêmicos, estudantes, técnicos de segurança do trabalho e público em geral nos debates sobre a revisão da NR 13.

Sob a mediação do professor do curso de Engenharia de Produção da FAJ e engenheiro de Saúde e Segurança, Prof. Eduardo Martinho Rodrigues, e um público de mais de 100 pessoas, incluindo vários alunos dos cursos de Engenharia, foram apresentados diferentes pontos de vista sobre o assunto. A começar pela apresentação do auditor fiscal do trabalho do MTE João Batista Amâncio que abordou a visão do Ministério do Trabalho sobre a proposta de revisão da NR 13 e chamou a atenção para importantes aspectos da fiscalização que podem surgir com as alterações.

Em seguida o engenheiro Fernando Luiz Torsani, da Câmara Especializada em Mecânica e Metalurgia do CREA/SP, falou sobre as responsabilidades do profissional habilitado nos serviços com caldeiras e vasos de pressão. Ele chamou a atenção para os riscos envolvendo essas atividades e a necessidade de que as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia contemplem esta área na formação profissional do engenheiro.

A última palestra foi com o especialista do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho da Unicamp, Prof. José Álvaro Martins Garrone. Sua fala foi sobre a NR 13 no dia a dia das empresas, em relação à segurança dos trabalhadores, abordando os riscos decorrentes de análises e avaliações incompletas que deixaram de ser realizadas pelo engenheiro responsável.

As contribuições levantadas nesta consulta pública serão levadas à Comissão do MTE que discute alterações na NR 13.  “Os usuários destes equipamentos precisarão ser bem capacitados, tanto na parte teórica quanto prática, com o objetivo de atender aos requisitos para a operação e trabalho seguro. Trata-se de equipamentos que, caso falhem, representam um grande risco ao trabalhador e ao meio ambiente de trabalho da fábrica”, explica o Prof. Eduardo Martinho Rodrigues.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful