Resultado do Enade comprova qualidade e excelência dos cursos da FAJ

Investimento constante e compromisso sério com a formação superior de excelência vêm refletindo, ano após ano, no avanço da avaliação dos cursos de graduação da FAJ em todos os indicadores de qualidade do Ministério da Educação.

Por Bruno Felisbino
Na segunda-feira, 7, a divulgação pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) das notas dos cursos que foram avaliados no Enade 2012 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) foi uma nova confirmação do alto grau de qualidade da proposta acadêmica da Instituição e sinaliza que o futuro será ainda melhor.

Os cursos da FAJ ficaram próximos de atingir a pontuação máxima no Enade 2012. Ciências Contábeis, Direito, Psicologia, Turismo e os cursos superiores de Tecnologia de Gestão Comercial, Logística e Marketing todos eles alcançaram a nota 4 no Exame, numa escala em que a avaliação máxima é 5. O curso de Administração obteve a nota 3.

O Enade tem notas de 1 a 5; os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons.  Na avaliação geral das instituições de ensino do país, a maior parte dos cursos teve nota 3 no exame (43,9%), avaliação mínima acima da média. Outros 19% dos cursos avaliados tiveram nota 4 e apenas 5,4% conseguiram a nota máxima de 5.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira, que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição.

No ano passado, foram avaliados os cursos de administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Comunicação Social, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de Tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também foram avaliados. Ao todo, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram o exame.

Na entrevista abaixo, o diretor de Campus da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, comenta os resultados e analisa os motivos que levaram a FAJ a se tornar, em um curto espaço de tempo, referência de qualidade no ensino superior brasileiro.

Acompanhe:

Como o sr. avalia o desempenho dos alunos da FAJ no Enade deste ano?
Prof. Flávio Fernandes Pacetta - O desempenho de nossos alunos é algo que reflete o esforço, comprometimento e seriedade que são os fatores fundamentais no processo de ensino/aprendizagem. Quando conseguimos envolver corpo docente, corpo discente e corpo administrativo, aliados à estrutura e às condições para o desenvolvimento desse processo de forma séria e comprometida, o resultado é algo que surge naturalmente. O aluno, apesar de todas as ferramentas que disponibilizamos desde seu primeiro contato com o mundo acadêmico, tem que estar muito motivado, já que a prova é bastante rigorosa. O diferencial é que nosso aluno tem a prática intensiva desde o primeiro dia de aula como forma de compreensão e assimilação da teoria. E é tudo isso que está por trás da nota alta alcançada e que ele vai levar junto com seu diploma.

Quais são as principais razões para este crescimento qualitativo dos cursos?
Investimento, seriedade e comprometimento. Sem investimento por parte da Instituição não temos condições de desenvolver de forma plena o trabalho. Sem seriedade dos envolvidos (professores, alunos e administrativo) o processo se torna ineficaz, apesar do investimento. E, por óbvio, sem o comprometimento de todos os envolvidos, o investimento e a seriedade do trabalho se perdem totalmente. A FAJ tem investido constantemente em todas as suas unidades para que o aluno tenha uma infraestrutura de qualidade, professores sérios, capacitados e envolvidos com o ensino de fato e um corpo administrativo que gerencia todos os pontos desse mecanismo de forma a mantê-lo em pleno funcionamento. Visitas técnicas onde o aluno se desloca a vários locais em que a profissão e a expertise se realizam ´in loco´, feiras e eventos organizados pelos alunos, aulas práticas desde o início, laboratórios com o que há de mais atual e com estruturação contínua para atender às necessidades da formação específica, cursos de atualização, palestras com expoentes do mercado, entre tantos outros fatores.

O que a faculdade pretende fazer para manter o desempenho positivo e chegar a nota máxima esse ano?
Nosso projeto é a excelência do ensino superior. Esse é o nosso foco principal e sempre será. Como diz o nosso diretor geral, Prof. Ricardo Tannus, a educação é algo sagrado e temos que prestar esse serviço com o mais alto grau de comprometimento. Na educação não se pode cometer um pecado mortal que é fingir ensinar e deixar o aluno fingir que aprendeu. Tratamos de sonhos, de investimentos que a pessoa faz quando ingressa no ensino superior em busca de uma vida e um futuro melhores.

Neste período de Vestibular, o que os futuros estudantes podem esperar da FAJ em termos de melhorias e investimentos nos cursos?
O investimento é um dos pontos basilares do processo de ensino/aprendizagem fixados pela Faculdade de Jaguariúna. E isso ocorre de forma constante, contínua e organizada. Temos investido forte na infraestrutura, capacitação docente, meios de comunicação de dados (que permitem ao aluno transpor as barreiras físicas), salas de aula, laboratórios e outros. Investimentos em parcerias, tais como convênios-empresa, órgãos públicos (saúde, educação, direito, tecnologia) e projetos sociais, que permitem aos alunos vivenciar na própria FAJ práticas que só lhes seriam permitidas depois de formados. Tudo isso somado ao cumprimento integral da matriz curricular obrigatória dos cursos.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful