Projeto leva conhecimentos de informática a mais de 90 pessoas

Projeto leva conhecimentos de informática a mais de 90 pessoas

Em fevereiro de 2013, um grupo de 98 pessoas teve a oportunidade de sentar pela primeira vez diante de um computador em um laboratório de informática. Passado pouco mais de um ano, estes alunos acabam de receber o certificado pela participação no projeto Informática da Comunidade, programa voltado ao desenvolvimento de uma parcela da população que busca se aprimorar para o mercado de trabalho e que oferece vagas gratuitas em vários cursos básicos e avançados na área de informática.

A entrega dos certificados pela Faculdade de Jaguariúna – FAJ, na noite da terça-feira, 22, no Anfiteatro do Campus I, marcou para muitas dessas pessoas um avanço rumo a novas oportunidades e, em muitos dos casos, uma verdadeira realização pessoal. “Tinha muita gente aqui hoje emocionada por ter conseguido melhorar seu desempenho no trabalho devido ao conhecimento adquirido ao logo do curso”, comenta o analista de sistema da FAJ Tiago Nogueira Souza, professor responsável pelas aulas do projeto.

“O ponto chave do projeto é a inclusão digital. Sabemos que hoje há uma grande parcela da população que ainda não tem acesso à informática, mesmo sendo esta área, junto com o inglês (idioma), fundamental no atual cenário do mercado de trabalho”, destaca o docente.

Com idades a partir de 13 anos, os alunos que receberam o certificado participaram do Informática da Comunidade entre fevereiro e novembro de 2013 e puderam optar por cursos básicos de internet, como os de navegação, os de trabalho, como secretariado e Excel, e os avançados Corel Draw, Photoshop CS, Moviemaker, entre outros. “Os módulos são interativos e individuais, permitindo que cada aluno siga no seu próprio ritmo, tendo o suporte da Faculdade através dos alunos voluntários do curso de Ciência da Computação”, explica o professor Tiago. “Neste módulo contamos com a ajuda de uma turma inteira que cursa o 1º semestre”, informa.

Tiago ressalta a participação dos universitários e lembra que um grupo de alunas está desenvolvendo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com o tema ‘Uso da tecnologia no aprendizado’. “O meu trabalho também foi voltado ao assunto e tinha como título ‘Capacitação de tutores de instituição de ensino superior privadas utilizando tecnologias para aplicação da teoria das inteligências múltiplas’”, relembra.

NOVA TURMA

Neste sábado, 26 de abril, tem início um novo módulo, formado por duas turmas de 28 alunos cada. As aulas serão dadas às terças-feiras, das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O projeto Informática da Comunidade foi criado em 2008 pelo empreendedor Eduardo Souza, da empresa Multimídia Educacional, com o objetivo de oferecer qualificação gratuita a um público que não teve a oportunidade de frequentar uma escola de informática paga.

A FAJ abraçou o projeto como parte de mais uma ação voltada ao compromisso social da Instituição de promover educação e formação de qualidade à comunidade.

O PROJETO OFERECE OS SEGUINTES CURSOS:

BÁSICOS:
Introdução à informática
Digitação
Windows XP
Windows Vista
Windows Seven
Ubuntu – Interface Gnome (Linux)

INTERNET:
Internet Explorer
Mozilla Firefox
Windows Live Mail

PARA O TRABALHO:
Secretariado
Google Docs 2012
Microsoft Word
Microsoft Excel
Microsoft Power Point
BROffice Writer
BROfficeCalc
BROfficeImpress

AVANÇADOS/MULTIMÍDIA
Access 2007
Corel Draw
Photoshop CS
Dreamweaver
Fireworks MX
Flash
HTML – Básico
Paint.net
Gimp
Moviemaker
Audacity

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful