Projeto Farmácia Viva ganha espaço na grande mídia

Projeto Farmácia Viva ganha espaço na grande mídia

Durante transmissão ao vivo no Facebook, a Farmácia Viva da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna ganhou espaço em veículo da grande mídia, o ‘Jornalistas Livre’, que entrevistou a professora da universidade e coordenadora do projeto, Doutora Renata Carnevale, onde a educadora falou mais sobre a ‘Farmácia’ e suas plantas medicinais.

“Foi bastante interessante poder falar sobre a Farmácia Viva da UniFAJ no Jornalistas Livres, especialmente porque é um canal ao qual milhares de pessoas têm acesso. Acredito que tenha sido uma grande oportunidade de divulgar o projeto”, descreve sobre a entrevista, a professora Renata Carnevale.

Durante a entrevista, Renata falou sobre os aspectos terapêuticos, sociais e ambientais envolvidos, que segundo a docente são muito amplos.

“Realmente a Farmácia Viva é um projeto muito amplo que envolve aspectos terapêuticos, sociais e ambientais. Mencionando inicialmente os aspectos terapêuticos, os alunos através deste projeto podem compreender e vivenciar a atividade terapêutica das plantas medicinais em muitas doenças e então, verificar a importância da promoção do uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos, para que além de eficaz, o uso destas seja também seguro. A Farmácia Viva também tem uma ação social, uma vez que propicia o resgate de saberes populares e tradicionais, que estão sendo perdidos, e também porque oportuniza a participação de agricultores familiares, responsáveis pelo fornecimento de plantas medicinais, gerando assim renda e emprego. Os alunos da UniFAJ podem então tomar consciência da importância social do farmacêutico e ajudar neste resgate de saberes, para que esta riqueza não seja perdida. E por fim, a Farmácia Viva , tem também o objetivo ambiental, o que é vivenciado pelos alunos, que podem aumentar o vínculo com a natureza, criar a consciência da importância do cuidado com a natureza, através por exemplo da realização da compostagem, realizada na Farmácia Viva, na qual resíduos que seriam descartados no lixo, são reutilizados para a produção de adubo”, transcorre.

Já passaram estagiários do curso de Farmácia pelo projeto, já foi realizada uma iniciação científica, além disto, já foram ministradas aulas dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Farmácia da UniFAJ na Farmácia Viva. Foram conduzidas visitas externas, de pessoas interessadas em conhecer, incluindo profissionais e uma escola, que está atualmente reproduzindo o projeto. Também foi ministrado um curso de extensão na Farmácia Viva, com a participação de ‘alumnis’, alunos e pessoas externas, e por fim, na Farmácia Viva são realizadas periodicamente atividades com os pacientes da Interclínicas, através de visitas guiadas à Farmácia Viva e orientação sobre as plantas medicinais. São muitas pessoas envolvidas, fica realmente difícil quantificar.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful