Projeto de Marcio Atalla e FAJ transformará Jaguariúna na cidade mais saudável do Brasil

Projeto de Marcio Atalla e FAJ transformará Jaguariúna na cidade mais saudável do Brasil

Famoso pela participação no programa Medida Certa, no Fantástico, da TV Globo, quando ajudou, em 2012, Ronaldo Fenômeno e outras celebridades a perder quilos em rede nacional, o educador físico Marcio Atalla, de 45 anos, que virou uma espécie de personal trainer de plantão, lançou nesta quarta-feira, 23, durante uma coletiva de imprensa, realizada no Teatro Municipal de Jaguariúna, o projeto Vida de Saúde em Jaguariúna com o objetivo de mobilizar a cidade inteira para melhorar a qualidade de vida da população através de uma vida com mais movimento e melhores escolhas na alimentação. E além da mudança na vida das pessoas, o Vida de Saúde terá um importante respaldo científico coordenado pelo professor Atalla junto com a Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Mais do que isso: será o primeiro registro científico da mudança de comportamento e hábitos feito em massa.

A Faculdade de Jaguariúna – FAJ participa efetivamente de todas as ações do Vida de Saúde, por meio seus alunos que darão auxilio nos eventos que acontecem a partir do dia 30 de abril até o mês de dezembro.

Durante a coletiva o diretor da FAJ, Flávio Fernandes Pacetta, destacou o momento em que a Instituição foi procurada por Atalla. “Quando a FAJ foi requerida por este projeto em meados de outubro, criou-se um sentimento muito positivo do que poderia ser feito com algo dessa magnitude. É algo inédito, difícil de ser realizado e dependerá de esforços conjuntos entre a equipe do Atalla, prefeitura, FAJ, entre outros escolhidos para realizarem este belíssimo trabalho” destacou Pacetta durante seu discurso e prosseguiu.

“A ideologia da Instituição tem tudo a ver com o projeto Vida de Saúde, já que enfatizamos que a prática deve ocorrer desde o primeiro dia de aula, além de fazer com que o aluno esteja presente no dia a dia de sua comunidade, atuando e praticando, pois é assim que acreditamos que seja o formato necessário do aluno fixar de fato o seu conhecimento”, disse.

Já o criador do projeto aproveitou o momento para falar sobre a parceria e ainda deixou uma dica para os futuros profissionais da FAJ. “O envolvimento da população é a peça mais importante para essa engrenagem funcionar e neste ponto a Faculdade de Jaguariúna foi determinante. Os alunos da FAJ, nossos futuros profissionais, nos ajudarão muito nessa missão e sem dúvida acolherão toda a sociedade com tudo o que aprendem em sala de aula”, ressaltou Atalla aproveitando para deixar uma dica aos graduandos.

“Espero ter a oportunidade de conversar e conhecer pelo menos um pouco da vida cada aluno. Aproveito para deixar uma dica a todos eles. Faça o que você acredita e se prepare para isso, pois irá dar certo”. O objetivo de Marcio Atalla é mostrar aos cidadãos de Jaguariúna, e de todas as cidades do mundo, que não são necessárias grandes mudanças na rotina para alcançar uma vida mais saudável.

Bastam apenas algumas ações diárias para alcançar melhora na saúde física e emocional. E, mais do que isso, o movimento é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Esse é o desafio: construir saúde todos os dias, atuar de maneira preventiva e pensar no longo prazo. Por isso Marcio Atalla torna realidade essa inédita intervenção urbana e populacional, envolvendo os sistemas de saúde e educação, empresas e o mundo acadêmico. A experiência desses meses será documentada, gerando conteúdo para TV, cinema e Youtube.

A cidade de Jaguariúna vai se movimentar de diversas maneiras no Vida de Saúde. Será feita uma caminhada inaugural, haverá passeios de bicicleta, oficinas de nutrição, aulas de diversos tipos de atividade física nos parques públicos, diversos desafios. Esse estudo vai analisar como o movimento e a alimentação saudável influenciam na saúde das pessoas, usando os fatores de risco para doenças crônicas como parâmetro. Também será analisada a redução dos gastos públicos com medicamentos e tratamentos de saúde.

Antes e após o projeto serão realizadas avaliações laboratoriais da população (glicose, colesterol total, HDL-colesterol, triglicérides, VLDL-colesterol, LDL-colesterol e proteína C-reativa), circunferência abdominal, IMC (índice de massa corporal), pressão arterial, nível de atividade física, padrão alimentar e estado de saúde. Para subsidiar os estudos, o programa Vida de Saúde contará com uma plataforma única e exclusiva para cadastrar todos os moradores e acompanhar a evolução dos principais indicadores de saúde e estilo de vida da população da cidade.

A plataforma “Oi, Atalla!”, desenvolvida pela @labCorp e recém-lançada pelo professor de educação física, permite que cada pessoa simule treinos e anote todas as suas atividades diárias. Além disso, conta com um aplicativo mobile com pedômetro que marca, automaticamente, quanto o usuário está se movimentando por dia. Com essas informações, ele saberá se está alcançando a meta de passos gerada com base nas respostas no momento da avaliação inicial.

A plataforma oferece conteúdo personalizado, como dicas de nutrição e atividades físicas, e promove a integração por meio de “desafios” entre os usuários. Tudo para aumentar a motivação e o engajamento de todos os cidadãos de Jaguariúna no programa. A largada do Vida de Saúde ocorrerá no dia 30 de abril em uma caminhada partindo do Centro Cultural, na cidade de Jaguariúna. Este será o primeiro passo para o início de uma mudança comportamental em larga escala que promete se estender para todo o planeta. Como diz o mentor do projeto: “Medicina preventiva é a nossa rotina, como nos movimentamos, como comemos, como dormimos. Por isso a pílula mágica da saúde está em cada um de nós. Nós que a produzimos, a cada dia.”

INSCRIÇÕES

Atalla esteve na FAJ na noite desta quarta-feira, 23, orientando os alunos das áreas da saúde a respeito do projeto e abriu oficialmente as inscrições para todos os alunos da FAJ das áreas da Saúde, Humanas e Exatas.  As inscrições acontecem até o dia 27 de março.

PARTICIPE

Para participar é bem simples. Para os interessados basta procurar um dos postos de cadastramento espalhados por Jaguariúna.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful