Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria representa uma atividade complementar que tem como princípio a identificação da relação teoria/prática como de fundamental importância para um curso de graduação e compreende o auxílio ao docente, sob supervisão, por alunos com grau de conhecimento e experiência compatíveis às especificações determinadas, em atividades de natureza didático-científicas, de assessoria em pesquisa e prático-laboratoriais.


São objetivos da Monitoria:

  • Propiciar aos alunos interessados desenvolver habilidades para a carreira docente, nas funções de ensino, pesquisa e extensão;
  • Assegurar a cooperação didática ao corpo docente e discente nas funções universitárias;
  • Propiciar a oportunidade de pré-capacitação profissional, nas várias áreas de interesse, com vistas ao treinamento em serviço e descobertas de aptidões intelectuais e vocações.

 

A participação do aluno no Programa de Monitoria viabiliza o desenvolvimento das seguintes atividades:

  • Tarefas didático-científicas, inclusive na preparação de aulas, atividades e trabalhos didáticos, atendimento e orientação de alunos;
  • Atividades de pesquisa e extensão;
  • Trabalhos práticos, assessoramento e atendimento ao público, preparação de projetos e análises experimentais em laboratórios e outros setores internos ou externos à instituição.

O aluno para se candidatar ao Programa de Monitoria deve possuir grau de conhecimento e experiência compatíveis ao desenvolvimento das atividades previstas para o programa e/ou expressas no Edital.

 

O processo de seleção dos candidatos às vagas do Programa de Monitoria atende aos seguintes critérios:

  • Somente pode inscrever-se, no exame de seleção, o aluno que comprove aprovação, na disciplina ou atividade em que pretenda atuar, com nota igual ou superior à fixada no Edital de inscrição para o referido programa;
  • A inscrição é realizada segundo Edital da Diretoria da Unidade, conforme número de vagas fixadas;
  • O processo de seleção é organizado e aplicado por uma comissão composta de, no mínimo, três professores, e designada pelo Diretor da Unidade;
  • Cabe ao Diretor da Unidade a homologação da classificação indicada pela comissão.

Procedimento

Cada Coordenador solicita a abertura de edital para seleção de monitores em determinadas disciplinas, de acordo com a necessidade de cada curso.

O aluno interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição no Núcleo de Estágio no período indicado no Edital.

A seleção do monitor será feita mediante uma prova escrita e/ ou entrevista, em dia, horário e local a serem Definidos pela Coordenação de cada curso.

Após a divulgação do resultado, os alunos são convocados para assinar o contrato para formalização de Bolsa e ou Voluntário.

Caso o aluno tenha bolsa de 100% do valor do curso, sua monitoria será através de contratação Administrativa com o valor previamente estipulado em edital.

Deveres do Aluno

Dedicar-se no mínimo 10 (dez) horas semanais para o programa nas dependências da Instituição, a serem acordadas com o Orientador/Supervisor sem prejuízo ao o horário escolar;

Apresentar relatório mensal juntamente com a Ficha de Avaliação do Orientador/Supervisor, para avaliação parcial e possível continuidade da sua bolsa.


ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful