Professor

Comissão Própria de Avaliação

O que é CPA?

Trata-se de uma comissão nomeada pela diretoria da unidade, que tem a função de planejar, sensibilizar e executar a Avaliação Institucional. Posteriormente à avaliação, promovemos o retorno do processo avaliativo aos docentes e discentes para que através dos dados coletados possam ser trabalhados os resultados junto ao PROE, FOCO e a comunidade acadêmica.

Objetivo da CPA

Desenvolver e efetivar um mecanismo de avaliação que integre a comunidade acadêmica, de modo que o Grupo Polis Educacional mantenha uma cultura de avaliação, capaz de converter-se em um processo de autoconhecimento e melhoria contínua.

Objetivos Estratégicos
  • Minimizar falhas no processo de avaliação;
  • Assegurar treinamento contínuo de professores, funcionários e colaboradores; a partir dos resultados da avaliação;
  • Manter um processo contínuo de avaliação;
Como você pode participar?
  • Participando das reuniões de colegiado;
  • Participando do FOCO – Programa de Formação Continuada;
  • Participando da Avaliação Institucional;
  • Fazendo sua auto avaliação;
O que é PPI e PDI?
  • PPI – Plano Pedagógico Institucional;
  • PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional;
  • PPC – Plano Pedagógico de Curso;
  • PE – Plano de Ensino (Este deve atender as Habilidades e Competências de cada Curso);
O que se entende por Habilidades e Competências?

Competência é a capacidade do sujeito de mobilizar recursos, visando abordar e resolver situações complexas (Perrenoud, Philippe). É a possibilidade de relacionar, de maneira pertinente, os conhecimentos prévios aos problemas. Para se desenvolver uma competência é necessário enfrentar situações inéditas o bastante para que a mera e simples repetição seja inadequada. Esta exige: “aprendizado no campo”.

Reunião de Colegiado

As reuniões servem para o professor conhecer o PPI, PDI e contribuir com a atualização do PPC, além de ajudar na construção do Plano de Ensino.

O plano de Ensino deve estar articulado com a Matriz Curricular do Cursos, bem como as atividades propostas nele.

fluxo-cpa

 

Articulação Importante

 

Apresente o Plano de Ensino
  • Apresente o Plano de Ensino aos Alunos;
  • Faça o acompanhamento das aulas em conformidade ao cronograma do curso;
  • Proponha a reflexão dos alunos em relação à disciplina e a profissão escolhida.
Faça uma aula diferente!

Professor, proporcione aos seus alunos:

  • Visitas Técnicas;
  • Aulas Práticas;
  • Vivências;
  • Atividades Complementares;
  • Integração Profissional;
  • Trabalhos Interdisciplinares;
Visitas Técnicas

São atividades práticas com trabalho de campo. Referem-se a visitas e/ou viagens de incentivo à pesquisa e a vivência relacionada ao curso e as disciplinas nele ministradas. Tem a função de estabelecer multidisciplinaridade ou interdisciplinaridade.

Aulas Práticas

 

Aulas práticas são atividades acadêmicas de vivência e experiência elaborada pelo professor e realizada pelo aluno. Podem ser feitas em laboratórios com métodos didáticos que agreguem conhecimento prático aos alunos, lembrando sempre de que essas atividades devem ser acompanhadas e supervisionadas pelos docentes do curso;
Atividades Complementares

Trata-se de atividades obrigatórias, visando incentivar o aluno à realização de estudos complementares, ampliando as possibilidades de aquisição de habilidades e contribuindo no desenvolvimento de competências.

São Atividades Complementares:

  • Ciclos de Estudo;
  • PROE (Programa de Orientação ao Estudante);
  • Visitas Técnicas;
  • Participação em Congressos e Seminários;
  • PIC (Programa de Iniciação Científica);
Integração Profissional

 

Trata-se de uma atividade interdisciplinar, flexível, elaborada por seus docentes, que proporcione ao aluno relações com o mercado de trabalho. Essas atividades devem ser congruentes, ter coerência ao plano de ensino e a matriz curricular do curso.
Avaliação Integrativa

 

Avaliação da aprendizagem, de conhecimentos gerais e específicos, articulada às ações pedagógicas do curso. Como base para esse tipo de avaliação podemos utilizar um estudo de caso, filme, artigo científico, notícias, entre outros.
Produção Acadêmica
  • Mantenha seu currículo atualizado na plataforma lattes: lattes.cnpq.br
  • Mantenha sua documentação atualizada junto ao RH da unidade;
  • Para ser docente é necessário a publicação mínima de (um) artigo/ano;
  • Encaminhe seus trabalhos para submissão da Revista Intellectus através do email (intellectus@faj.br)
    ou pelo site revistaintellectus.com.br
Qual é a Base da Avaliação?
  • A avaliação está baseada nos 5 eixos do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior);
  • As dimensões propõem avaliação para toda a comunidade acadêmica: professores, atendimento ao aluno, projetos sociais, serviços, infraestrutura, laboratórios, aulas, acessibilidade, etc;
Eixos Avaliados

A avaliação institucional abrange as dimensões propostas pelo SINAES, e é realizada de forma online. Elaborado com questões fechadas que possibilitam a análise quantitativa dos dados, o questionário também mantem campos para a inserção de comentários nos diferentes parâmetros pesquisados, permitindo assim uma análise qualitativa da participação. A autoavaliação esta inserida nesta ferramenta pois é ponto fundamental para a reflexão, autoconhecimento e análise das posturas individuais nos diferentes contextos.

 

Os eixos analisados são:

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
Eixo 3: Políticas Acadêmicas
Eixo 4: Políticas de Gestão
Eixo 5: Infraestrutura Física


Sugestões

Se você deseja encaminhar sugestões para a CPA e contribuir com o nosso processo de melhoria contínua, escreva para: cpa@poliseducacional.com.br ou envie pelo formulário abaixo:

 

       

 

Contato: (19) 3837-8500 ramal 542


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