Programa que contempla professores com bolsas integrais forma a primeira turma

Programa que contempla professores com bolsas integrais forma a primeira turma

A primeira turma de professores da rede pública beneficiados por bolsas integrais conclui o curso de Metodologias Ativas, oferecido pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). O grupo é formado por 130 alunos que completaram todos os módulos e estão em fase de entrega de artigo científico (TCC) para ter acesso ao certificado.

O curso, com carga horária de 400 horas e periodicidade de 12 meses, surgiu em agosto de 2017 a partir da implantação o Projeto Social Prefeito Educador, o qual contempla professores com bolsa integral para poder estudar e obter o título de especialistaÉ um curso híbrido e modular. O quadro de docentes é formado por professores do Centro Universitário de Jaguariúna.

“A diretoria acadêmica da UniFAJ, engajada em colaborar com a formação continuada de professores externos, e com o intuito de colaborar com a comunidade acadêmica, decidiu estender os conhecimentos sobre as metodologias ativas para professores da rede pública de ensino, com foco na rede pública municipal de Jaguariúna e também de cidades vizinhas”, comenta Mara Teixeira Lopes Carvalho, que compartilha a gestão do curso com o professor Silvio Petroli.

Práticas inovadoras

Mara relembra que o projeto começou em 2015, quando a UniFAJ e MAX Planck (Indaiatuba), instituições do grupo Polis Educacional, se afiliaram ao STHEM Brasil, um consórcio composto por IES brasileiras e Laspau (Harvard) para estudar e propor práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem por meio das Metodologias Ativas.

“Após alguns gestores acadêmicos terem recebido algumas capacitações a respeito, surgiu um projeto inicial de compartilhar os conhecimentos sobre essas metodologias para professores das IES do grupo Polis Educacional, por meio do FOCO (Programa de Formação Continuada)”, informa.

“Assim, foi desenvolvido o curso de especialização Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior, o qual seria destinado apenas para nossos docentes e foi inaugurado em fevereiro de 2017”, acrescenta.

Prefeito Educador

Com foco em inovação acadêmica, o Programa Prefeito Educador tem sido uma via importante para garantir formação continuada a professores. Lançado em maio de 2017 pela UniFAJ, tem objetivo de proporcionar condições para ampliar os conhecimentos dos professores da rede pública municipal sobre como é construído o processo de ensino e aprendizagem do estudante do ensino superior para que possam, ainda na educação básica, olharem de forma personalizada para seus alunos e contribuírem com uma aprendizagem mais significativa. Por meio de parceria com as prefeituras, o programa disponibiliza o curso de especialização Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior e diversos cursos de extensão sobre inovação acadêmica.

“Propusemos a parceria no sentido de contribuir ainda mais com o trabalho que as prefeituras têm realizado arduamente em prol da educação nos municípios, mediante a oferta de formação continuada aos docentes através do Programa FOCO da IES e Pós-Graduação com a oferta de bolsas de estudo também aos docentes dos municípios para o Curso de Especialização em Docência e em Metodologias Ativas, além de mantermos nosso compromisso com o aluno, ofertando o Curso Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é uma avaliação de extrema importância utilizada pelos estudantes para participação nos benefícios socioeducativos do Governo Federal, bem como nota para ingresso em instituições de ensino superior”, declara o reitor do Centro Universitário de Jaguariúna, professor Ricardo Tannus.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful