Profissionais e estudantes debatem oportunidades no setor de Turismo com a Copa

Profissionais e estudantes debatem oportunidades no setor de Turismo com a Copa

CIRCUITO DAS ÁGUAS

Profissionais e estudantes debatem oportunidades no setor de Turismo com a Copa

A profissionalização dos segmentos de Turismo e Hotelaria no Circuito das Águas Paulista foi tema de debate promovido pelos alunos do curso Técnico de Hospedagem da unidade FAJTEC Holambra. A discussão ocorreu na noite da sexta-feira, 28, no Hotel Matiz, em Jaguariúna.

Para discutir o assunto, que tem ocupado as rodas de discussão nos últimos meses por conta da realização da Copa do Mundo no Brasil, profissionais envolvidos no processo turístico regional se reuniram para expor, entre outros aspectos, as oportunidades que o evento internacional pode propiciar às cidades da região.

O público presente, formado na maioria por alunos, recebeu informações sobre os preparativos para o megaevento, com destaque para as ações realizadas no município de Águas de Lindoia, que está diretamente envolvido no evento esportivo já que vai receber a seleção africana da Costa do Marfim. O secretário de Esporte do município e presidente do Comitê da Copa, Antônio Henrique Corsi, e o secretário de Turismo de Águas de Lindoia, Juliano Beline, explanaram sobre o processo de captação e a recepção que está sendo preparada para a delegação africana.

O evento levantou os desafios em setores como saúde, segurança, esporte, cultura e, principalmente, as oportunidades de abertura do mercado de trabalho a estagiários e profissionais da área de Turismo e Hotelaria. O gestor administrativo do Circuito das Águas Paulista, Rodrigo Cunha, afirmou que há escassez de mão de obra qualificada na região, apesar dos insistentes apelos para que os empresários investissem mais em formação de pessoal.

O representante do consórcio trouxe algumas novidades ao público. “Tivemos a notícia esta semana da liberação, pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), da construção de um aeroporto no Circuito das Águas, que será construído em Socorro. Foi um pedido do consórcio e uma luta muito grande para conseguirmos. Nossa região também é a primeira a se candidatar para os Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Cadastramos as nove cidades do Circuito e vamos juntar as estruturas que cada uma oferece”, informou.

O campo de atuação para os profissionais da área é vasto, explica ele. “Temos na região 200 hotéis, 4 mil lojas voltadas ao turismo, 32 agências de turismo receptivo e mais de 500 estabelecimentos de alimentação”, enumerou.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Se o campo de oportunidades é fértil, a oferta de profissionais ainda não está à altura, de acordo com a gestora de Recursos Humanos da empresa Hotelaria Brasil Ltda, Márcia Valencia. “O grande desafio é na gestão de pessoas. Ainda não se tem um caminho para a captação efetiva de mão de obra. O empregador tem que mudar sua visão estratégica de contratação”, ponderou.

Na visão de Vinícius Bastelli, professor do curso de graduação em Turismo da Faculdade de Jaguariúna – FAJ e coordenador do curso Técnico de Hospedagem (FAJTEC Holambra), o advento dos megaeventos contribui para a promoção do desenvolvimento econômico nas cidades que compõem o Circuito das Águas Paulista.

O coordenador acrescenta que os alunos são incentivados a participar frequentemente dos eventos extraclasse porque estas ações práticas relacionam-se com a futura profissão, promovem o aprendizado e possibilitam uma melhor qualificação para o mercado de trabalho.

A formação da mão de obra também foi enfatizada pelo professor de Turismo da FAJ Levy Correa, que ministra a disciplina de Comportamento Organizacional. “Muitas vezes a qualidade do profissional que chega à hotelaria é um pouco desconexa com a área de atuação”, comentou. “Oportunidade e preparo são essenciais, mas é importante refletir aonde se quer chegar.”

Este foi o primeiro evento organizado pelos alunos do curso Técnico de Hospedagem da unidade FAJTEC Holambra. Os cursos foram implantados pela FAJ em parceria com o Pronatec, do governo federal.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful