“Profissão vive momento de ouro”, diz delegado do CRC-SP em palestra no Dia do Contabilista

“Profissão vive momento de ouro”, diz delegado do CRC-SP em palestra no Dia do Contabilista
Por Bruno Felisbino
No evento comemorativo ao Dia do Contabilista, nesta quinta-feira (25), os alunos do curso de Ciências Contábeis puderam aprender um pouco com o contador, empresário, delegado regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) e coordenador da Comissão CRC-SP Jovem, Antônio Baesso Júnior.

O anfiteatro do Campus I ficou lotado para acompanhar a palestra “As Oportunidades da Profissão Contábil no Mercado de Trabalho”, na qual Baesso falou sobre o momento da profissão e as muitas oportunidades que estão abertas aos bons profissionais.

“A Contabilidade é hoje uma profissão muito valorizada e fundamental para as empresas. O principal desafio para o profissional é estar atualizado com as legislações e com o que é exigido pelo mercado. O contabilista deve permanecer estudando durante toda a carreira, pois nosso país tem mudanças frequentes na legislação, o que nos obriga a estar sempre atualizados, além de dominar as novas normas da Contabilidade que entraram em vigor”, explicou.

Para o coordenador do curso, Prof. Anderson de Barros Silva, o aluno, principalmente em início de curso, muitas vezes não tem uma ideia clara sobre as possibilidades do mercado e o leque de opções que tem à sua disposição.  “Temos hoje uma profissão muito mais ligada com a informática, que utiliza programas de maior complexidade, agregando valor ao profissional. Sem enxergar as possibilidades que a profissão permite, muitos se frustram e acabam desperdiçando as chances”.

Ambos são categóricos em afirmar que a profissão vive um momento único no país. “O mercado de trabalho está muito aquecido. Não conseguimos encontrar profissionais para suprir as vagas. Temos hoje no Brasil cerca de 500 mil técnicos e contadores, sendo que o ideal seria o dobro disso para atender as empresas de auditoria, escritórios contábeis, empresas em geral em suas áreas de controladoria, contabilidade, financeira. Muitas dessas vagas acabam sendo supridas por profissionais de administração ou economia que são treinados pelas próprias empresas”, afirma o Prof. Anderson.

Baesso alerta para a necessidade da boa formação dos futuros profissionais. “O aluno deve saber o que está acontecendo na área e estar preparado para o mercado, sempre olhando a legislação e o mercado onde está inserido. Deve ser um especialista, mas sem nunca deixar de ser um generalista e jamais perder a visão gerencial, que é fundamental para o contador”, aconselha.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful