Professora UniFAJ recebe menção honrosa no 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia

Professora UniFAJ recebe menção honrosa no 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia

A docente do curso de Farmácia da UniFAJ, Carol Benevenuto recebeu, com o seu trabalho “Influência dos Repelentes de Insetos na Fototoxicidade e Fotoestabilidade de Filtros Solares”, uma menção honrosa no 31º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, em decorrência da 4ª colocação do projeto apresentado. O evento foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio e contou com a exibição de mais de 100 pesquisas.

Segundo a professora, o trabalho apresentado foi em decorrência do seu projeto de pós-doutorado, que está realizando na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP. Carol conta que essa menção foi importante para a exposição e divulgação da sua pesquisa, pois esse congresso é o único do país que envolve os principais fomentadores da área e realiza a exposição FCE Cosmetique, uma exposição latino-americana de ingredientes, embalagens e serviços especializados para a área cosmética. “Dessa forma, o prêmio acaba expondo o trabalho e o pesquisador para os grandes pesquisadores e investidores do país”, finaliza.

Ministrando duas disciplinas no curso de Farmácia voltado para a área de Indústria, mas matérias de Tecnologia Farmacêutica e de Operações Unitárias, a pesquisadora afirma que a educação “funciona como agente disseminador não apenas de conhecimento, mas de ideias e pensamentos”. Além disso, a docente procura sempre instigar seus alunos para a realização de novas pesquisas científicas.

Uma forma de incentivar isso é pelo meio da indústria farmacêutica, que tem potencial para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa nacional, aponta Carol. Ela completa que “o investimento privado em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) tem aumentado gradativamente no Brasil. Esses investimentos tanto fortalecem a indústria nacional quanto fortalecem o país, sendo que a pesquisa científica é considerada um fator atrelado ao desenvolvimento de um país”.

“Dessa forma, o incentivo à pesquisa, representado pelo prêmio, é essencial para a formação dos futuros farmacêuticos líderes dentro de uma indústria farmacêutica e cosmética no país, bem como para a formação de cidadãos críticos a respeito dos investimentos e crescimento nacional”, finaliza a professora.

Resumo do trabalho apresentado no congresso:

O presente estudo tem como objetivo avaliar a influência de repelentes na fototoxicidade e fotoestabilidade de filtros solares. Para isso, foi analisada uma combinação de filtros solares considerada fotoinstável, a qual foi associada com os repelentes de insetos DEET ou IR3535. Essas combinações foram submetidas à análise do espectro de absorção, seguido pelo ensaio de fotoestabilidade no UV, bem como o ensaio de fototoxicidade 3T3 NRU, conforme o protocolo OECD TG 432. Os resultados mostraram que houve uma melhora em relação à fotoestabilidade quando as combinações foram acrescidas dos repelentes. Em relação à fototoxicidade, as combinações não foram consideradas fototóxicas, levando a duas combinações em potencial para o uso de filtros solares e repelentes. Finalizando, gostaríamos de ressaltar a importância da realização de estudos que avaliem a interação entre repelentes e outras substâncias, tais como filtros solares, de modo a garantir o uso racional e seguro dessas substâncias pela população, bem como obter combinações em potencial para o uso em produtos cosméticos.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful