Professor de Administração e Contábeis da FAJ é destaque em Congresso Internacional

Professor de Administração e Contábeis da FAJ é destaque em Congresso Internacional
Por Bruno Felisbino
O professor Romilson Cesar Lima, que leciona nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis da FAJ, teve seu projeto aprovado no XV Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão de Tecnologias – ALTEC 2013, que aconteceu na cidade de Porto, Portugal, de 28 a 31 de outubro.Cerca de 800 especialistas oriundos de países latino-iberoamericano discutiram novas condições para o desenvolvimento científico e tecnológico e a cooperação internacional, com estratégias para aumentar capacidade, competitividade e desenvolvimento de setores estratégicos em escala global.O Congresso contou com a participação de técnicos e acadêmicos reconhecidos internacionalmente, assim como a presença da diretora de Política Científica da UNESCO, Lídia Brito, do vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, diretor do CNPq do Brasil, Guilherme Melo, diretor do I&D da Agência Nacional do Petróleo do Brasil, Elias de Souza, e do diretor de Política Regional e Programas de Ação para Inovação da União Europeia, Mikel Landabaso, entre outros.

A pesquisa publicada em artigo e pôster de autoria do Prof. Romilson tratou sobre o tema “Desenvolvimento Sustentável de Operações: Utilização dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) para elevar resultados em empresas têxteis e de confecção na Região Metropolitana de Campinas”, realizada em parceria com o professor Dr. Luciel Henrique de Oliveira (EAESP/FGV & UNIFAE). Foram feitos estudos em 33 empresas do segmento têxtil e de confecção visando demonstrar a aplicabilidade de soluções para elevar a produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade e ter um preço final competitivo, tornando as empresas sustentáveis.

O artigo está disponível no link altec2013.org/programme_pdf/877.pdf para pesquisa e identificação de aplicabilidade em empresas de qualquer segmento. A programação apresentada no Congresso está no sitealtec2013.org/.

“Estou honrado pela valorosa oportunidade de, após seis meses do início no Mestrado, conseguir fazer a publicação e apresentação em um Congresso Internacional de elevado respeito pelos acadêmicos e especialistas, contribuindo com as empresas e principalmente com a sociedade, por meio da geração de oportunidade, conhecimento e renda”, disse.

A pesquisa partiu do princípio de que o segmento têxtil e de confecção vem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade e ter um preço final competitivo. O trabalho do Prof. Romilson buscou investigar a utilização dos Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) como uma ferramenta de gestão, conduzindo aos três pilares da sustentabilidade: prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social.

“Meu principal compromisso neste projeto foi com as pessoas. O segmento têxtil e de confecção é o segundo maior empregador da indústria de transformação no Brasil com 1,7 milhão de empregados diretos e 8 milhões de indiretos, representando 16,4% dos empregos do país, dos quais 75% são mulheres. As empresas do segmento têxtil e confecção têm passado por uma desindustrialização devido à competitividade com países como China e Índia”, afirma. Com este trabalho, ele busca dar sua contribuição para a conquista da excelência e da sustentabilidade das empresas do ramo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful