Primeiro time de futsal da UNIFAJ entra em campo nesse final de semana

Primeiro time de futsal da UNIFAJ entra em campo nesse final de semana

As novidades da UNIFAJ neste ano de 2017 não param. Desta vez, a instituição participa dos Jogos Universitários do Estado de São Paulo – Conferência Grande Campinas, com um time de futsal formado por alunos regularmente matriculados. O time neste primeiro momento é formado apenas por alunos de Educação Física, mas a intenção é que a partir de 2018 ocorram seletivas para os estudantes de todos os cursos participarem e os 15 que se destacarem representarão o Centro Universitário, como aconteceu com os graduandos de Educação Física que jogaram algumas partidas internas e passaram por uma seletiva (testes), realizada através de aplicações de exercícios específicos e jogos aleatórios.

Desde abril, o time se reúne aos sábados na UNIFAJ para treinos e preparação física, contando com a parceria da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna – SEJEL, que está oferecendo aos jogadores o transporte para as competições que serão em outras cidades e a arbitragem. Já os uniformes, o professor treinador e a afiliação do time são apoiados pela UNIFAJ. Além disso, através de um Projeto Social do curso de Educação Física, a IES se torna um polo municipal de esportes, oferecendo sua estrutura para os alunos da Escola Municipal Professora Oscarlina Pires Turato, localizada no bairro Tanquinho, para que sejam promovidas atividades esportivas com a participação de docente da UNIFAJ.

“Qualquer ação promovendo o esporte nós apoiamos. Ainda mais quando se trata de uma ação voltada para o ramo social. Atender um bairro da cidade com vulnerabilidade social e crianças com limitações de recursos através do esporte significa promover a diferença na sociedade. Apoiamos o primeiro time da UNIFAJ a participar dos eventos e em contrapartida temos uma ação social de grande amplitude e relevância”, destaca o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Rafael da Silva Blanco.

O docente Adinã Fernandes Leme, que é o primeiro treinador da seleção masculina de futsal da UNIFAJ, acredita que essa oportunidade ofertada aos alunos será de grande aprendizado e de vivência com situações abordadas em aula, como a metodologia de ensino do futsal, a introdução a metodologia do exercício, da organização e teorias do treinamento, da prevenção de lesões esportivas e outros. “Esse projeto significa que, além da UNIFAJ possuir excelentes referências em seus cursos, também se envolve com a prática esportiva sadia”, frisa.

Segundo o treinador, a competição será emocionante já que algumas instituições de ensino têm como alunos participantes atletas de grandes equipes de futsal do Estado de São Paulo. “A UNIFAJ é uma debutante na competição, mas pela qualidade e dedicação dos alunos acredito que tenhamos chance de irmos bem na fase de grupos”, conta Adinã.

Está é a primeira vez que a UNIFAJ participa dos Jogos, mas como conta o Professor Adinã essa era uma vontade antiga: “É um sonho antigo. Desde o tempo de aluno da UNIFAJ (2007) tínhamos interesse em implantar a ideia de que a Instituição poderia se organizar e estar participando das competições universitárias com grande potencial. Atualmente, 10 anos depois, volto como professor de futsal e encontro os mesmos desejos dos meus coordenadores e também dos novos alunos, e então, aliando aos meus, colocamos em prática. Daí, a responsabilidade e o desejo de que tudo corra bem, profissionalmente e na mais perfeita ordem. Será um grande avanço”, deseja.

O aluno de Educação Física, Reginaldo Delgado Júnior, faz parte do time e está feliz em participar dessa conquista do Centro Universitário, considerando que o passo mais importante já foi dado. “Defendo a UNIFAJ por motivação e gosto pelo esporte. É gratificante ter passado perante a peneira e ser selecionado. Espero que o projeto tenha continuidade trazendo novos integrantes de todos os cursos. Tenho expectativa de boas vitórias, apesar de estarmos criando a característica do time agora”, revela o jogador.

A FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes) envia anualmente o convite de participação para as instituições de ensino superior, por meio das atléticas e das graduações de Educação Física e os alunos do sétimo semestre do curso demonstraram interesse, que foi exposto à coordenação e por sua vez, viabilizou a participação do time.

 

A COMPETIÇÃO

O primeiro jogo do time de futsal foi no dia 4 de junho quando a seleção entrou em campo na Facens Sorocaba competindo contra a Facamp, terminando o jogo com o placar 5 a 2 para a equipe adversária. No próximo dia 10, às 9h, o time Unicamp enfrenta a UNIFAJ e, no dia 24 de junho, a competição será entre UNIFAJ e Unesp, sendo os dois jogos na quadra poliesportiva da UNIFAJ (aberto ao público e com entrada gratuita).

As competições dos Jogos Universitários serão entre as equipes de: Centro Universitário de Jaguariúna – UNIFAJ, Unesp de Bauru,  Unifae de São João da Boa Vista, Aaaxo da Unicamp de Limeira, Unesp de Rio Claro, Facamp de Campinas, Facens e a Esamc de Sorocaba, Puc de Campinas, e a Esef de Jundiai.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful