Pesquisa de aluna da Psicologia conquista 2º lugar no CONIC

Pesquisa de aluna da Psicologia conquista 2º lugar no CONIC

A aluna do 6º semestre de Psicologia da FAJ Thays Cristina Rodrigues Dutra conquistou um grande destaque na 13ª edição do CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizada em Campinas nos dias 29 e 30 de novembro.

Seu trabalho “Aprimoramento de habilidades sociais por meio de um programa de capacitação de professores” conquistou o 2º lugar na área de Ciências Humanas e Sociais entre os projetos apresentados no Congresso.

A aluna pesquisou durante um ano a relação entre professores e alunos de uma escola pública do Ensino Médio com o objetivo de investigar se as habilidades de relacionamento dos professores com seus alunos poderiam ser aprimoradas por meio de um programa de capacitação docente.

Foram avaliadas as habilidades de relacionamento interpessoal dos professores e a maneira como seu comportamento em sala de aula afetava os estudantes, tendo como referencial teórico do estudo a Análise do Comportamento.

“Os resultados desta primeira aplicação revelaram que os professores, em sua maioria, apresentavam habilidades sociais satisfatórias, mas os maiores problemas referiam-se à habilidade de autoexposição a desconhecidos em situações novas, justamente um dos repertórios mais exigidos do docente, especialmente no início do ano letivo, quando ele se depara com novas turmas de alunos”, explica a orientado da pesquisa, Profa. Carolina Porto.

Toda a capacitação foi realizada por meio de exercícios simples, que continham cenários escritos que descreviam situações de sala de aula envolvendo o docente e os alunos. “O que considero mais rico e interessante neste estudo foi que todos os cenários foram inspirados em situações reais de sala de aula. Isto porque, por cerca de dois meses, a aluna-pesquisadora fez observações semanais destes professores, identificando o que chamamos de interações produtivas ou improdutivas”, comenta a docente.

Terminada a capacitação, no final do ano letivo, a aluna voltou a aplicar o teste junto a todos os professores, para obter um dado de comparação entre as habilidades daqueles que participaram da capacitação e dos que não participaram. Os resultados ainda estão em fase de análise.

“É importante ressaltar que todos os procedimentos éticos de pesquisa foram seguidos e que o projeto de pesquisa passou pela avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa da FAJ, além de ter recebido autorização da coordenação da escola”, ressalta a orientadora.

ATUAÇÃO ACADÊMICA

Thays tem uma atuação acadêmica bastante ativa. Participa do Projeto MASSUr – Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana, uma parceria da FAJ com a Universidade de Michigan, e é bolsista do PIC – Programa de Iniciação Científica. Ela conta que ficou surpresa com o destaque alcançado por seu projeto no CONIC.

“Este trabalho foi meu primeiro contato com a pesquisa de campo e consequentemente minha primeira apresentação em congresso. Foi uma excelente experiência, pois pude ter contato com muitos outros alunos e trabalhos muito bons. Fiquei surpresa com a classificação em 2º lugar. Já estava muito feliz apenas pela oportunidade da participação neste que é o maior congresso de iniciação científica do país”, comentou.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful