Paul Bocuse é homenageado pelos alunos de Gastronomia da UniFAJ

Paul Bocuse é homenageado pelos alunos de Gastronomia da UniFAJ

O chef de cozinha francês Paul Bocuse, considerado o melhor do século 20 e dono de três estrelas Michelin por quatro décadas consecutivas, foi homenageado pelos alunos do 3º semestre de Gastronomia da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna), durante jantar destinado a coordenadores e direção da IES, no dia 4 de junho. A atividade marcou o encerramento das atividades da disciplina Cozinha Francesa.

Aos 91 anos, Paul faleceu em janeiro desse ano, sendo uma grande perda para a gastronomia mundial. “Paul Bocuse é considerado o papa da gastronomia, revolucionou a gastronomia francesa na década de 1970 com o movimento ‘nouvelle cuisine’, que tirou os molhos pesados da cozinha da França e o excesso de cocção dos alimentos”, explicou professora Elissa Franca, que ministra a disciplina Cozinha Francesa.

A docente propôs à turma a preparação de um jantar com pratos do chef, deixando sob responsabilidade dos alunos desde a escolha do cardápio até a decoração, tendo como convidados os diretores acadêmicos de Unidade, professores Flávio Fernandes Pacetta e Hector Escobar, a coordenadora de Enfermagem, professora Celene Audi, o coordenador de Engenharia de Controle e Automação, professor André Mendeleck, e a coordenadora dos curso de Gastronomia e Nutrição, professora Jacqueline Magno. Também participaram os gestores de Marketing Amauri da Rocha (UniFAJ ) e Ulisses Aguiar (UniJÁ), os docentes Gustavo Miranda e Dag Mendonça e a gestora de Programas Acadêmicos, professora Beatriz Passos.

Os alunos foram divididos em cinco grupos. A primeira equipe serviu como entrada salmão defumado, redução de creme de mandioquinha e torradinha. Em seguida, o outro grupo trouxe à salada de quinoa com frutas da estação (laranja) e camarão. Depois outros estudantes serviram o primeiro prato que foi tomate recheado – segundo Elissa, uma revolução na cozinha, pois era usado somente para molhos -, acompanhado de um creme bechamel com camarão e redução de vinho tinto. Na sequência os convidados comeram um filé de peixe com sobreposição de batata, dando alusão a uma escama, molho com redução de vinho tinto e molho velouté de peixe. A sobremesa foi um clafoutis de mirtilo, que é um pudim com frutas, e acompanha sorvete a base de creme de leite, baunilha em favas e frutas vermelhas. Todos os processos foram realizados pelos alunos, como a defumação do salmão e a produção do sorvete.

“A atividade ensina como trabalhar em equipe. Pois cada grupo fez o seu prato, mas é uma sequência, e como é um jantar, precisam sair os pratos quentes, e no horário. Isso faz o aluno adquirir experiência na linha de produção”, explicou a professora Elissa.

A estudante Rose Facco, que ficou responsável pela decoração e participou do grupo que fez a sobremesa, conta que o jantar trouxe para a turma uma noção real do que é organizar um evento. Por isso, considera de extrema importância essas atividades práticas. “Todo cozinheiro gosta de mostrar o que faz”, revelou. Ao ser perguntada sobre a responsabilidade de cozinhar para os diretores acadêmicos e convidados, a aluna revelou que o desafio foi maravilhoso. “Fiquei apreensiva. Falei para os colegas de sala: Nós somos estudantes, mas já estamos no 3º semestre e é nossa obrigação apresentar um jantar bacana”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful