Palestra sobre “Alimentos Funcionais” marca a Comemoração do Dia Internacional do Idoso na FATI

Palestra sobre “Alimentos Funcionais” marca a Comemoração do Dia Internacional do Idoso na FATI

Nesta segunda-feira, dia 02 de outubro, a Faculdade da Terceira Idade comemorou o Dia Internacional do Idoso com a Palestra sobre “Alimentos Funcionais”, ministrada pela bióloga e docente do curso de Nutrição da UniFAJ, Profa. Dra. Maruska do Rocio Neufert Fernandes.

A preocupação com o envelhecimento faz com que o ser humano busque cada vez mais mudanças em seus aspectos fisiológicos, e neste caso a nutrição é um fator importante para o alcance de um envelhecimento saudável. A influência dos aspectos nutricionais no processo de envelhecimento tem sido estudada desde sua participação protetora até a sua possível ação no retardo das disfunções e alterações degenerativas inerentes à idade, assim a dieta desempenha um papel crucial na prevenção das doenças crônicas na velhice. A Profa. Maruska explicou que os alimentos funcionais são importantes para a proteção contra o estresse oxidativo e nitrosativo. Esses processos têm sido associados ao próprio envelhecimento e fisiopatologia do declínio cognitivo e demência. Os alimentos funcionais são alimentos que oferecem a oportunidade de combinar produtos comestíveis de alta flexibilidade com moléculas biologicamente ativas, como estratégia para corrigir distúrbios metabólicos, resultando em redução dos riscos de doenças e manutenção da saúde.

Aproveitando a temática, para a comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que foi dia 01 de outubro, a professora e coordenadora da Faculdade da Terceira Idade, Elisandra Villela preparou um lanche saudável e os idosos levaram para casa temperos diversos.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful