Palestra na UniFAJ celebra o Dia Nacional da Adoção

Palestra na UniFAJ celebra o Dia Nacional da Adoção

O Campus I da UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna recebeu, no dia 18 de maio, em parceria com o GAPA – Grupo de Apoio à Adoção de Jaguariúna, – importante palestra em celebração ao Dia Nacional da Adoção.

O evento, como citado foi realizado em parceria com o GAPA, que foi representado pela psicóloga judiciária, Helem Sandra Albino. A noite também contou com coordenadores, professores e alunos dos cursos de Direito e Psicologia, além de autoridades judiciárias e da Prefeitura de Jaguariúna.

A palestra foi proferida pelo advogado Antônio Carlos Berlini, membro da Comissão Especial de Direito à Adoção da OAB/SP, tendo presidido a mesma por oito anos. É autor de obras sobre o assunto e militante da causa da Infância e Juventude. O palestrante abordou as recentes inovações legislativas, os aspectos legais e processuais da adoção e o papel dos grupos de apoio no contexto atual.

“Primeiramente agradeço à UniFAJ pelo convite que foi feito para poder compartilhar esta experiência de quase 36 anos na área de adoção. O que eu trouxe foi justamente um pouco desta experiência, tanto para os alunos, quanto para os colegas advogados que estavam presentes, para os profissionais. O que me surpreende, e acho muito importante na UniFAJ é esta interação entre os próprios cursos de Psicologia e Direito. Acho que precisamos muito disto, pois adoção não é só legal, não só emocional, psicológico: é necessário unir o procedimento legal e jurídico com a parte emocional, humana e social; esta interação é muito interessante”, descreve o palestrante, Antônio Carlos Berlini.

A professora e coordenadora do curso de Psicologia da UniFAJ, Vanessa Jusevicius ressaltou a importância das parcerias dos cursos de Direito e Psicologia, e também de todo o trabalho realizado junto ao GAPA.

“A nossa parceria começa em 2016, o trabalho entre Psicologia e Direito existe há algum tempo, e é muito importante que cada vez nos aproximemos mais. A partir deste ano começamos com o Grupo de Apoio a Adoção (GAPA), incluindo principalmente alunos estagiários de Psicologia, mas que antes deste trabalho não tinham a oportunidade de ter contato com a área judicial. Esta parceria vem aproximando cada vez mais alunos, professores, os cursos, e dá a oportunidade para que os estudantes possam realmente entender um pouco mais, para além daquilo que a gente discutia nos cursos, que tinha um foco maior na área da saúde, na área da gestão. Este evento, comemorando o Dia Nacional da Adoção tem uma relação importante com este trabalho que desenvolvemos desde 2016”, ressalta a professora Vanessa.

Por fim, a responsável pela realização do evento, Helem Sandra Albino, também transcorreu brevemente sobre o tema abordado na noite e a sua importância.

“No geral, fomentar a cultura da adoção é muito importante. Organizar o pensamento de que adoção não é caridade, adoção não é um gesto de boa vontade de algumas pessoas para tirar a criança da rua, não tem nada a ver com isso. Tem a ver com amor, com vinculação, e com direito à convivência familiar que o estatuto da criança e adolescente garante a todos, então o nosso trabalho é neste sentido”, pontua Helem Sandra Albino.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful