Palestra aborda importância da atenção farmacêutica em pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Palestra aborda importância da atenção farmacêutica em pacientes com câncer de cabeça e pescoço
Por Bruno Felisbino

O curso de Farmácia da FAJ trouxe, no último dia 18, uma especialista da área da saúde para abordar junto aos alunos o tema da atenção farmacêutica em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

A palestra foi baseada no estudo desenvolvido pela Ms. Marília Berlofa Visacri, no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (HC-UNICAMP), entre os anos de 2011 a 2013. A convite da Profa. Renata Carnevale, a palestrante falou sobre as reações adversas, qualidade de vida e excreção de cisplatina na urina de pacientes com câncer de cabeça e pescoço durante a quimioterapia e radioterapia.

Marília Visacri enfatizou a importância do profissional farmacêutico, juntamente com a equipe multiprofissional, nos cuidados ao paciente oncológico, promovendo o uso racional de medicamentos.  “Através dos relatos da especialista, os alunos puderam vislumbrar uma importante área no campo de atuação do profissional farmacêutico”, frisou o coordenador do curso de Farmácia, Prof. João Cezar Castilho.

“Pacientes com câncer de cabeça e pescoço em estágio avançado recebem tratamento quimioterápico com altas doses de cisplatina e radioterapia, terapias com elevado grau de toxicidade, e apresentam reduzida qualidade de vida. A presença do farmacêutico nesta área, realizando a farmácia clínica, é fundamental para se garantir maior segurança e efetividade do tratamento e qualidade de vida aos pacientes”, explicou a Ms. Marília Berlofa Visacri.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful