O tratamento da hipertensão é tema do II Fórum Multidisciplinar em Doenças Cardiovasculares

O tratamento da hipertensão é tema do II Fórum Multidisciplinar em Doenças Cardiovasculares

Alunos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição do Centro Universitário de Jaguariúna se reuniram no dia 21 de novembro para participar do II Fórum Multidisciplinar em Doenças Cardiovasculares. Sob o tema Hipertensão – Estratégias Contemporâneas de Tratamento, os doutores Erlon O. Abreu Silva, que é Médico Internista e a nutricionista, Aline Marcadenti, abordaram o assunto para mais de cem estudantes.

Com a comissão organizadora composta por 10 alunos, sendo quatro de Farmácia, três de Nutrição e três de enfermagem, o docente que ministra a disciplina de Patologia Geral nas três graduações, Humberto Spindola, coordenou mais uma edição do evento, com o grande diferencial: Exposição de Artigos Científicos. No hall do anfiteatro do campus II, 18 trabalhos foram apresentados em formato de banner para os visitantes e todos estes Artigos Científicos de alunos UniFAJ estão publicados em revistas. “Instigar o aluno a trabalhar com artigo científico desde o segundo ano, além de promover uma interação entre eles reunindo 110 alunos nesse anfiteatro e todos engajados pelo mesmo propósito”, objetivou o professor.

O Dr. Erlon, que participou da edição passada do Fórum, abriu a noite de palestras falando sobre a recente publicação da Associação Americana do Coração que os especialistas afirmam que esta doença silenciosa deve ser tratada mais cedo do que é atualmente. “Mostrar que os critérios de diagnósticos de hipertensão mudaram e também o tratamento medicamentoso, pensando em uma equipe multidisciplinar. Mostrar o que a gente tem de mais adequado para fazer com o paciente hipertenso que o tratamento tem que ser o mais estabelecido e intenso possível”, explica o médico. Durante sua explanação, o profissional buscou colocar esta decisão na realidade de uma equipe multidisciplinar, ou seja, qual é o papel do médico dentro desse time, que é composto pelo nutricionista, farmacêutico, enfermeiro, entre outras pessoas da área da saúde. “O papel do médico é transcrever, mas todo o restante da equipe deve fiscalizar”, finaliza.

A professora e doutora, Aline Marcadenti, falou sobre a prática de métodos não medicamentosos utilizados em tratamentos hipertensos, apresentando novidades em relação a nutrientes e massa corporal. Gentilmente, a nutricionista cedeu alguns exemplares do seu livro “Nutrição e Atividade Físico do Adulto Saudável às Doenças Crônicas” para serem sorteados aos estudantes.

Encerrando esta segunda edição do Fórum Multidisciplinar em Doenças Cardiovasculares, os dois profissionais participaram de uma Roda de Conversa com os alunos, sanando as dúvidas.

Para o próximo ano, Humberto pensa em abordar outros assuntos dentro deste tema. “Talvez pensando em outros focos, mas obviamente sobre doenças cardiovasculares”.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful