O futuro da alimentação é discutido em Aula Magna de Gastronomia

O futuro da alimentação é discutido em Aula Magna de Gastronomia

Cerca de 100 alunos de Gastronomia se reuniram na noite do dia 23 de fevereiro, no Anfiteatro do Campus II, para debater sobre o futuro da alimentação e o resgate cultural com a presença dos chefs de cozinha Manuel Alves e Cristiano Borgonovi.

O início da inserção do curso de Gastronomia no catálogo de graduações da FAJ foi lembrado pelo diretor acadêmico da instituição, Prof Flávio Fernandes Pacetta. “Vimos uma transformação acontecer na faculdade depois da implantação do curso. Começou pequeno e logo teve excelentes avaliações, internas e externas, como do MEC”, revelou o professor que aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos e docentes por se dedicarem e formarem ótimos profissionais. “O mercado de trabalho busca cada vez mais, estagiários e profissionais formados pela FAJ”, destacou.

O chef de cozinha, Cristiano Borgonovi, achou de extrema importância a promoção do debate com os futuros profissionais da área, tanto com calouros quanto com os que estão entrando no mercado de trabalho. “Principalmente para eles que estão começando agora, conversar sobre isso é essencial para dar uma guinada na vida e entrar na carreira já sabendo sobre assuntos chaves da profissão e também dá motivação”, opina.

De acordo com o assunto principal do debate, Cristiano acredita que o futuro não será a gastronomia caseira. “As pessoas vão comer cada vez mais fora, em restaurantes, comprar comida pronta, porque estão com menos tempo de cozinhar”, revela o Chef de Cozinha e aconselha os ingressantes. “Menos glamour e mais fogão”.

O outro palestrante Manuel Alvez, jornalista e chef de cozinha, agradeceu o convite para conversar com os alunos e acredita ser fundamental essa discussão. “Primeiro é uma questão que preocupa a todos nós que estamos envolvidos com a gastronomia e segundo porque estamos em uma casa de formação e é interessante que se comece a discutir a importância de resgatar e manter viva a nossa identidade cultural nesse caso na gastronomia”, revelou Mané, como é conhecido.

O Jornalista buscou por meio da atividade, provocar nos estudantes um momento de reflexão e conscientização sobre a importância das raízes culturais. “Tenho a expectativa que a gente consiga estimular esses futuros chefs a pensar desse modo, porque hoje mundo é globalizado, mas não podemos ser globais sem antes ser local, só assim sabemos que realmente somos”.

Sobre o futuro da alimentou, Mané pensa que os protagonistas serão os alimentos hiper processados que vai do freezer para o micro-ondas.

 

SEMPRE FAJ

Esteve no evento o responsável pelo departamento de Convênios Internacional, André Serra, para apresentar aos egressos presentes os benefícios que FAJ oferece a eles. “Desde desconto em pós-graduação até cursos de idiomas gratuitos aulas de graça”, disse. O colaborador da faculdade explicou aos interessados como devem se cadastrar e participar do programa, basta acessar o site da FAJ e clicar na aba “Portal Egressos”. Após preencher os campos com o RA e senha é só se inscrever no programa Sempre FAJ.

O departamento vai lançar até o final do mês um programa exclusivo para os alunos de Gastronomia. “O professor Adriano Emídio Ferreira nos procurou e estamos elaborando um passeio pela Europa, na Espanha para vocês. Vão ser três semanas com aula de espanhol e gastronomia e tours pelo país”, adiantou André.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful