Nutrição explora aulas em laboratório para aproximar alunos da realidade profissional

Nutrição explora aulas em laboratório para aproximar alunos da realidade profissional
Por Bruno Felisbino
Em aula prática no laboratório no último dia 11, a professora de Nutrição Josiane Mello apresentou aos alunos do terceiro semestre do curso os métodos de cocção de alimentos e microondas.  “Esta é uma prática muito importante, pois sua aplicação na vida profissional do nutricionista é constante e presente em várias áreas de atuação”, afirma a professora.

A aula teve como princípio a aplicação de técnicas de cocção utilizando os três tipos de calor: seco, úmido e misto, em que o aluno deveria apontar e reconhecer as alterações sensoriais ocorridas nos alimentos na aplicação dos diferentes tipos de calor, bem como as perdas nutricionais associadas a cada método.

Para o experimento, foram realizadas preparações em forno de microondas, forno convencional, chapas, frigideiras e cocção em ebulição, para que, ao final, o aluno pudesse identificar as diferenças encontradas nos alimentos preparados nas diversas formas da aplicação de calor.

ANÁLISE SENSORIAL DE ALIMENTOS
No dia 28 de março, os alunos tiveram a aula “Análise Sensorial de Alimentos” com a finalidade de conhecer e aplicar os métodos de análise sensorial em alimentos: descritivo e discriminatório.

“Este conteúdo faz parte da disciplina, no âmbito científico, utilizado para medir, analisar e interpretar reações às características dos alimentos e como são percebidas pelos sentidos da visão, olfato, paladar, tato e audição, através de exames organolépticos, ou seja, exames das características destes alimentos. Esta prática também é muito utilizada na vida profissional do nutricionista, principalmente no setor da industria alimentícia”, explica a Profª Josiane Mello.

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