Novas possibilidades de negócios são apresentadas na Feira de Integração Profissional

Novas possibilidades de negócios são apresentadas na Feira de Integração Profissional

FEIRA PROINP 2013

Que tal uma máquina de flores que seja tão prática e acessível quanto uma máquina de refrigerantes? Ou um relógio capaz de medir a pressão arterial em pessoas diabéticas? Gostaria de provar um bombom que tenha o sabor inconfundível da Coca-Cola?

Essas foram algumas das ideias que se materializaram na Feira de Integração Profissional (PROINP) realizada pelos cursos de Gestão Comercial / Marketing e Logística da FAJ e apresentada no último dia 29 de novembro, no Campus I. O público pode conferir 16 projetos de conclusão de curso feitos pelos estudantes do último semestre que apresentaram um novo produto ou serviço para disputar o mercado a partir dos conceitos de marketing, logística, contabilidade, plano de negócios, etc.

Foi a partir de um mapeamento das carências do mercado de flores no Brasil que os alunos Iara Jorge, Genesis Reis, Maria Augusta Polidoro, Rafael Rissi e João Mair criaram a Verano Flores. A empresa tem o objetivo de implantar no país as “máquinas de flores”, que são bastante comuns na Holanda mas ainda inexistentes em solo brasileiro. A máquina tem funcionamento bastante semelhante ao das geladeiras de refrigerantes, nas quais o consumidor deposita o dinheiro ou moeda e retira o produto.

“Nossa empresa não irá fabricar o equipamento, mas sim atuar como uma prestadora de serviços, fazendo a reposição das flores e dando toda a assistência nos pontos de venda. As máquinas estarão em locais estratégicos, como próxima a cemitérios, velórios, bancas e supermercados. A vantagem é que as pessoas poderão comprar flores a qualquer hora do dia, com toda a comodidade e praticidade”, explica Iara Jorge, uma das “sócias” da Verano.

“O desenvolvimento do projeto vem sendo feito desde o primeiro semestre, com a utilização dos conceitos de todas as disciplinas do curso, como estatística, marketing, linguagem, desenvolvimento da marca, plano de negócios, pesquisa de mercado, opinião do consumidor, entre outros”, completa Genesis Reis.

DIVERSIDADE DE IDEIAS E EMPREENDEDORISMO

A multidisciplinaridade é uma das marcas da Feira PROINP, iniciativa que encerra os trabalhos da área de Projeto de Integração Profissional dos cursos superiores e Tecnologia em Gestão Comercial e Logística, coordenados pela Profª Ana Claudia de Almeida.  “A cada ano os trabalhos se superam. Este ano foram desenvolvidos temas bastante diversificados, voltados à sustentabilidade, à saúde e bem-estar e inovações para tornar a vida moderna mais prática. Grande parte dos projetos tem viabilidade econômica para ser implantados na prática, inclusive alguns foram selecionados para participar do Projeto Santander Empreendedorismo”, ressaltou a coordenadora.

Este é o segundo ano em que o os alunos do 2º semestre de Gestão Comercial, na disciplina Marketing Cultural, Esportivo e de Eventos, a cargo da Profª Iacy Saraiva, organizam a feira, preparando toda a estrutura, layout, divulgação, decoração e sonorização, consolidando, assim, outras características do evento que são a interdisciplinaridade e a integração entre os alunos.

A liberdade para inovação muitas vezes resulta em produtos bastante pitorescos, como é o caso do “BomBom Coca-Cola”, criado pelos alunos João Paulo de Oliveira, Carlos Manzo, Flávia Silva, Renato Carneiro e Isabela Vorzelein. A guloseima alia o sabor característico de um dos refrigerantes mais consumidos do mundo com a força da marca “Coca-Cola”.

“Existe um portfólio grande de produtos da Coca-Cola, mas ainda não foi criado um bombom da marca. Nossa ideia foi juntar o desejo pelo produto com o poder de uma das marcas mais conhecidas do mundo. Acreditamos que é uma ideia que tem grande potencial e queremos levar o projeto adiante”, disse o aluno João Paulo.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful