NEPI

Interdisciplinares

GEMM – GRUPO DE ESTUDOS MAIS MARIAS

1. Apresentação
Os altos índices de violência contra a mulher e os tabus impostos socialmente no experienciar o feminino, levantou a necessidade de se criar um espaço de discussão e produção acadêmica para desenvolver propostas e projetos que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da mulher. O GEMM – Grupo de Estudos Mais Marias tem como objetivo criar um espaço acadêmico que estude, pesquise e que traga subsídios para melhor qualificar a vida das mulheres, estudantes e professoras universitárias, ampliando a discussão para fora do ambiente acadêmico e reverberando reflexões para a sociedade extra campus. Justificativa: O número de mulheres no mundo passa de 50%, sendo importante discutir e refletir sobre as temáticas que permeiam as suas vivências, tais como sexualidade, comportamento, violência, papel social e familiar, espaço e condições de trabalho. Resultados Esperados: Espera-se que o grupo tenha repercussão academicamente e na sociedade, possibilitando a criação de políticas específicas e que garantam os direitos da mulher.

2. Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio

GEMOBIAS - GRUPO DE ESTUDOS DE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE PARA CIDADES SAUDÁVEIS

1. Apresentação
Devido à falta de planejamento urbano e a falta de estímulo para a utilização de meios de transportes saudáveis e sustentáveis, a mobilidade urbana tem-se tornado cada vez mais um problema nas cidades, acarretando no comprometimento do direito de ir e vir e consequentemente na qualidade de vida das pessoas. O GEMOBIAS visa o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis, com foco na Saúde Urbana para colaborar no desenvolvimento de Políticas Públicas Saudáveis.

2. Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio

GEPV – GRUPO DE ESTUDOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

1. Apresentação
O Grupo de Estudos Promoção da Vida observou a necessidade de estudar os diferentes aspectos que podem interferir de modo positivo e negativo nos fatores que irão determinar a qualidade de vida. A promoção da vida implica em entender com profundidade a promoção da saúde com seus princípios e valores reconhecendo o indivíduo e a coletividade para defender a vida. São considerados valores fundamentais a felicidade, ética, inclusão social e a justiça, por meio de princípios fundamentais como a participação social, autonomia, intersetorialidade e intrasetorialidade.

2. Coordenadora: Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio

Área da Saúde

GEAE – GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO ENVELHECIMENTO

1. Apresentação
O Grupo de Estudos sobre “Estudos Avançados do Envelhecimento” do Programa de Formação e Educação Continuada do Idoso – PROFECI da UniFAJ e Faculdade Max Planck de Indaiatuba – SP desenvolvido e administrado pelo Centro Educacional Perspectiva (parceria grupo Polis Educacional) é um espaço voltado à reflexão crítica e à produção de conhecimento que desenvolve investigações explorando o estudo das bases sociais, biológicas e psicológicas do processo de envelhecimento. Foi criado para promover oportunidades de pesquisas gerontológicas, no campo interdisciplinar dedicado a compreender o processo de envelhecimento normal e patológico. Os principais objetivos consistem em promover a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas de delineamentos diversos na área de gerontologia, conhecendo as variáveis do envelhecimento contribuindo para a construção e reconstrução do conhecimento gerontológico tendo como perspectiva teórica o paradigma life span explorando o estudo das bases sociais, biológicas e psicológicas do processo de envelhecimento normal e patológico. As linhas de pesquisa que permeiam o Grupo de Estudos focalizam as diversas áreas da gerontologia de modo multidisciplinar e interdisciplinar. Em cada linha enfatizamos as características e mudanças intra-individuais e interindividuais do processo de envelhecimento e velhice, levando em conta diferentes fatores biológicos, de idade, gênero, educacionais, psicológicos, econômicos, socioculturais e antropológicos.

2 . Coordenadora: Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé

GESRCA – Grupo de Estudos da saúde do recém-nascido, criança e adolescente.

1. Apresentação
O grupo de estudo tem como objetivo, desenvolver estudos sobre o cuidado de enfermagem ao recém-nascido, crianças, adolescentes e famílias, considerando o processo saúde-doença nos diferentes níveis de assistência; orientar e estimular a pesquisa acadêmica junto à comunidade discente da UniFAJ; e promover atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade. E como propostas em estudo, a maternidade na adolescência: cuidado clínico à mãe e ao recém-nascido e acompanhamento em unidade hospitalar; saúde do adolescente na atenção básica: linha do cuidado e sua interface com a rede assistencial; a criança hospitalizada e a família: aspectos educativos e sociais, cartografia do cuidado hospitalar à criança/adolescente; cuidado de enfermagem no ciclo puerperal: concepções de usuárias e profissionais; e aleitamento materno.

2 . Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Patricia Helena Breno Queiroz

  • VIOL: Grupo de Estudos em Violências. Coordenador (a):  Prof.ª Dr.ª Celene Aparecida Ferrari Audi
  • GEBOV: Grupo de Estudos de Bovinos. Coordenador: Prof. André Galvão de Campos Cintra
  • GERA: Grupo de Estudos de Reprodução Animal. Coordenador: Prof. Ms. Júlio César Barboza da Silva
  • GEPSIP: Grupo de Estudos de Psicanálise Percurso. Coordenadora: Prof.ª Me. Flaviana Machado Tannus

 

Área Ciências Exatas e Tecnológicas

GESA – GRUPO DE ESTUDOS SANEAMENTO E AMBIENTE

1. Apresentação
O grupo tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento de estudos relacionados aos principais temas da área de saneamento básico e meio ambiente, com a integração entre a instituição, os professores e alunos envolvidos. As pesquisas desenvolvidas terão como enfoque principal o acompanhamento e a proposição de melhorias para os principais problemas ambientais, promovendo o desenvolvimento local e regional. Além disso, o grupo pretende investigar as condições de saneamento básico e dos impactos no meio ambiente, permitindo uma avaliação sobre a oferta e a qualidade dos serviços, além de possibilitar análises das condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população. As contribuições científicas da linha de pesquisa estão também relacionadas à formação de recursos humanos e ao aprimoramento técnico e científico de alunos de graduação, com o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso.

2. Coordenadora: Profa. Dra. Luciana Carla Ferreira de Souza

GEDAI – Grupo de Estudos para Desenvolvimento e Avanço da Tecnologia

1. Apresentação

O mundo em suas diversas transformações passa por processos de progressão e regressão constantes, onde cada área do conhecimento tem o importante papel de balancear este ciclo. A proposta deste grupo é desenvolver tecnologias de alto desempenho, com formas inteligentes de controle, energia e o avanço em todas as áreas que compõem este grupo. Oferecer soluções aos problemas da humanidade com inovações e aperfeiçoamentos das tecnologias, promovendo a sustentabilidade e respeitando o meio ambiente com ações sociais que visão recuperar os danos causados pelo homem. O GEDAI vislumbra em seu cronograma de trabalho alguns produtos que serão desenvolvidos com a equipe:

  • Bípede para auxilio nos trabalhos manuais do homem seja no campo ou na cidade;
  • Chuveiro para banho do Deficiente Físico;
  • Bicicleta com sistema de equilíbrio e adaptada para o Deficiente Físico;
  • Estudos e desenvolvimento de formas para gerar e armazenar energia no campus do Centro Universitário UniFAJ.

2. Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto

GEEP C&T – Grupo de Estudo para a Educação e Popularização da Ciências e Tecnologia

1. Apresentação

Existe uma crença e um estereótipo que o pesquisador é uma figura de jaleco e nada acessível para o cidadão. E há quem acredite que suas pesquisas são algo incompreensível e distante da realidade do seu dia a dia. Neste contexto vamos buscar a promoção e valorizar os trabalhos de divulgação de ciências e tecnologias, voltado para o ensino e educação, bem como a popularização da ciência e tecnologia. Empregaremos os recursos tecnológicos disponíveis para tornar a Ciência e Tecnologia algo compreensível e acessível a população. E assim atender a proposta evidenciada na plataforma do “Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) que é um dos principais responsáveis por conceder fomento para pesquisadores em nosso país – Brasil. Assim espera-se atender as normativas de promoção da popularização da educação da Ciência e Tecnologia e mesmo das novas políticas de promoção da saúde.

2. Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto

LabEng – LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE ENSINO NA ENG. DE PRODUÇÃO

1. Apresentação
As metodologias de ensino não garantem o sucesso de uma boa aula, mas aumentam significativamente suas chances de sucesso. Assim, a articulação entre metodologias de ensino contemporâneas e métodos tradicionais de ensino, são tendências que trazem novos desafios aos professores e desafia a compreensão dos alunos ao levar estes para novas áreas do conhecimento, que em muito está situada fora da sua zona de conforto. Lembrando que ao retirar o aluno da sua zona de conforto, o stress será inevitável e o apoio mútuo entre os amigos e colegas de curso se tornam fundamentais para dar uma segurança e sensação de acolhimento. Logo o lúdico que remete a inocência e alegria da infância pode se tornar uma importante aliada, para se aplicar juntamente a metodologias contemporâneas de ensino. Neste sentido, a proposta do “Laboratório de Práticas Didáticas de Ensino na Engenharia de Produção” apresenta uma contribuição para atender esta complexa interação de fatores como os métodos, o lúdico e a proposta de integração/ aceitação entre as áreas.

2. Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto

MOMENTO – Grupo de Estudos para apoio de vínculo entre a comunidade acadêmica

1. Apresentação

A proposta deste Grupo de Estudo é inserir no cotidiano do aluno de graduação da UniFAJ, intervenções culturais e artísticas de forma metodológica (na filosofia ativa) e sistemática, bem como, estratégica e crítica, com a temática geral de Low & High Technology. E proporcionar suporte para os outros Grupos de Estudo em suas atividades de divulgação e valorização da pesquisa acadêmica. A proposta também prima por projetos e ações culturais que valorizam, reconhecem, promovem e preservam a diversidade cultural na instituição, observasse a necessidade de integração com o Plano Pedagógico dos Cursos das Engenharias de forma gradual. Bem como, preparar os participantes do grupo para eventos internacionais, com auxílio de Open Soucer, Programa de Linguagem Aberta, e como parte fundamental da estrutura do grupo, – disponibilidade para recepção de novas propostas nas reuniões do Grupo de Estudo.

2. Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Gonçalves Delgado Neto

GEAS – GRUPO DE ESTUDOS EM ALIMENTOS E SUBPRODUTOS

1. Apresentação
A proposta do grupo é trabalhar com ENSINO/ APRENDIZAGEM POR PROJETOS. Nesta direção, as linhas de pesquisas envolverão projetos com os seguintes temas:

  • Desenvolvimento de novos produtos: Análise de tendências no consumo de alimentos; desenvolvimento de produtos com funcionalidades únicas e com maior valor agregado; inovação; melhoria em produtos já existentes (inclusão de ingredientes funcionai, variação de textura, sabor, etc.), estudo de embalagens, processos de produção, entre diversos outros fatores.
  • Aproveitamento de resíduos (subprodutos): Busca por formas de reaproveitamento de resíduos da Indústria de alimentos. Algumas vantagens na utilização desses resíduos são: Produção de alimentos de qualidade e com custo menor, redução de perdas na cadeia produtiva, aproveitamento dos alimentos de maneira integral, redução do impacto ambiental e desenvolvimento de novos produtos de alto valor agregado (ex: resíduos com alto valor nutritivo).
  • Extração de compostos bioativos: A qualidade dos alimentos não é dada apenas em função dos valores nutricionais, mas também através da presença de compostos bioativos que exercem efeitos positivos sobre a saúde do ser humano. Estes compostos estão presentes em todos os alimentos de origem vegetal, porém muitos deles são atualmente obtidos sinteticamente por razões econômicas, dificuldade na extração ou dificuldade na obtenção de plantas produtoras. Assim, a busca por extratos naturais com potenciais ativos de grau alimentício é uma tendência na indústria de alimentos. Portanto, essa linha de pesquisa visa estudar métodos de extração de compostos bioativos buscando sua aplicação em produtos alimentícios e de uso farmacêutico. Trata-se de uma proposta de desenvolvimento de pesquisa científica interdisciplinar e que pode trabalhar com cada tema separadamente ou englobar, em um único projeto, as três linhas de pesquisa mencionadas.

2 . Coordenadoras: Profa. Tábata Tayara Garmus e Profa. Simone Shiozawa

  • GDAREST: Grupo de Estudos em Diagnóstico Ambiental e Restauração Florestal. Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Adriana Fener Martins

 

Área Educação, Cultura e Sociedade

  • EVOLVERE: Grupo de Investigação em Cognição, Comunicação, Comportamento e Desenvolvimento Humano da Pós-Graduação FAJ. Coordenador(a): Prof.ª Dr.ª Regina Maringoni

 

Área Ciências Sociais Aplicadas

  • EPC: Estudos em Patrimônio Cultural. Coordenador (a): Prof.ª Dr.ª Denise Fernandes Geribello

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful