Mostra de projetos expõe habilidades de alunos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação

Mostra de projetos expõe habilidades de alunos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação

Os alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial da Faculdade de Jaguariúna tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teóricos adquiridos ao logo do primeiro semestres deste ano. Os trabalhos foram apresentados durante a Mostra de Projetos Temáticos ocorrida na segunda-feira, 01 de junho, no Campus II.

Das 19h às 22h, quem passou pelo campus acompanhou a “IX Mostras de Robôs” promovida pelas turmas do primeiro semestre de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial. O público viu em funcionamento, por exemplo, o robozinho 4 Foot, da equipe Autom@ formada pelos alunos Daniel, Luís Carlos e Wilson. Trata-se de um mecanismo articulado que simula uma caminhada e que é comando por controle remoto. “O detalhe é que ele, além de ter componentes eletrônicos, foi feito na impressora 3D da FAJ”, disseram os inventores.

Dentre os vários projetos, o Sigma Robô Confeiteiro chamou a atenção. Elaborado pelo grupo Sigma Tronic, dos alunos Ana Elisa, Giovany, Crhistian, Guilherme, Jeferson, André e Leandro, o invento é usado pela decorar bolos.

FAJLANDIA

As turmas do terceiro semestre de Engenharia de Controle e Automação ficaram responsáveis pela “VIII FAJLANDIA”, espaço dedicaram projetos voltados à diversão.

A criatividade dos estudantes resultou em vários brinquedos, como o Click Gol, que possibilita a participação de dois jogadores: um dispara o chute ao gol e o outro controla as ações do goleiro. Para isso os alunos Matheus Mike, José Luiz, Joey, Jorge, Maicon e Willian, da equipe Transformers, utilizaram a ferramenta 635 para despertar a criatividade e desenvolver o equipamento que contava com elementos eletrônicos e pneumáticos.

Ronaldo, Murilo, Tiago, Tiago Armando, Eder e Daniel, da i9 Tech Engenharia, criaram o Martelo do Thor. Para o invento utilizaram um potenciômetro preso a uma haste de pistão. Usando controle de CLP, pneumática e o sistema Arduino, a equipe Alpha, de Maycon, Diego, Wine, Jéssica, Camila, Yuri, Elias e Jenifer, desenvolveram o Strike Birds. A brincadeira consiste em acertar figura de pássaros presos em um painel utilizando um grande estilingue.

A FAJLANDIA ainda trouxe o Tiro ao Alvo, dos alunos Edson, Cesar, Ricardo, Leonardo, Augusto e Felipe, da Eng Soluctions. Os inventores usaram uma pistola pneumática feita com canos de PVC.

MOSTRAS

O evento ainda teve a “VIII Mostra de Elementos de Máquinas e Processos de Fabricação”, das turmas do quinto semestre de Engenharia de Controle e Automação; a “VI Mostra de Sistemas de Instrumentação e Controle”, das turmas do sétimo semestre de Engenharia de Controle e Automação; a “XI Mostra de Engenharia Integrada”, turmas do nono semestre de Engenharia de Controle e Automação; “VI Mostra de Sistemas de Instrumentação e Controle”, turma do terceiro semestre de Tecnologia em Automação Industrial, e “V Mostra de Integração de Sistemas Mecatrônicos”, da turma do quinto semestre de Tecnologia dm Automação Industrial.

“Os cursos de Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Automação Industrial têm por objetivos formar profissionais para atuarem no desenvolvimento de projetos de sistemas mecatrônicos envolvendo o controle de sistemas e a automação de processos”, define o coordenador do curso, professor André Mendeleck.

O docente explica que a metodologia de ensino utilizada nos cursos é centrada na diretiva do “ensinar e aprender fazendo”, desenvolvendo as capacidades empreendedoras dos discentes através da valorização das competências e interesses individuais, de tal forma a permitir a realização pessoal e profissional.

“As práticas didáticas utilizadas tem por objetivos a eficácia no processo de aprendizado empreendedor. As práticas pedagógicas buscam a contextualização das atividades teóricas desenvolvidas, manifestadas no desenvolvimento de projetos temáticos de conteúdo transversal. As disciplinas são autônomas na execução, na operacionalidade e tem caráter interdisciplinar. Cada semestre contempla um projeto temático de amplo espectro interdisciplinar (entre disciplina) e transdisciplinar (conhecimento baseado na realidade do aluno)”, explica Mendeleck.

Para o coordenador, o profissional graduado pela FAJ destaca-se no mercado de trabalho pela sua visão inovadora e empreendedora, tornando-se agente transformador, com habilidades e competências para desenvolver projetos mecatrônicos, pautado sempre no rigor técnico científico, na postura ética, e de liderança na condução de equipes.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 11 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful