Livros evidenciam a presença da ética e do direito na vida da sociedade

Livros evidenciam a presença da ética e do direito na vida da sociedade

Títulos foram lançados por professores do curso de Direito da Faculdade Jaguariúna

Os livros “Ética e Empresa”, de J.J. Tannus Neto, e “Estudos de Direito Latino Americano Vol. 4”, de Ana Silvia Marcatto Begalli, ambos professores da Faculdade de Jaguariúna – FAJ, expõem como a ética e o direito fazem parte do dia a dia da sociedade e quanto são importantes para a mesma, pois apesar do caráter jurídico das obras, trazem temas multidisciplinares para um público bastante variado.

Para J.J. Tannus Neto, 30 anos, advogado e professor de Processo Civil na Faculdade de Jaguariúna, ética e empresa é um tema que sempre será atual, “ainda mais hoje em dia com todos os escândalos que são anunciados quase que diariamente pelos meios de comunicação”. E define: “Ética é o óleo lubrificante do veículo chamado sociedade, e nós precisamos dela para melhorar.”

Neto explica que a ética é comentada no livro a partir de um ponto de vista empresarial, de comportamento das empresas, de responsabilidade social das empresas. “Mas em um dos capítulos eu abordo, por exemplo, a relação entre ética e direito, que é uma relação inevitável, inescapável, obrigatória, e como isso se dá, fala ainda como o direito absorve alguns princípios éticos fazendo com que eles se tornem norma jurídica”, pontua.

“É um livro inacabado, porque esse tema não pode ser esgotado, é o tema de uma vida. O aperfeiçoamento ético faz parte da nossa existência terrena. Não há como esgotá-lo, e muito menos em uma obra, ainda mais considerando a quantidade de autores que escreveram sobre o tema. A ética seria uma planta muito frágil que tem que ser regada diariamente”, defende Neto, que buscou inspiração para escrever a obra em uma pós-graduação em Gestão Empresarial e de um mestrado em Buenos Aires. “Esse livro é parte de uma tese de mestrado que defenderei na Universidade de Ciências Empresariais e Sociais de Buenos Aires”, informa.

 

TEMAS VARIADOS

O livro da advogada e professora de Direito Civil na FAJ, Ana Silvia Marcatto Begalli, 32 anos, é o quarto volume de uma coleção que se chama “Estudos de Direito Latino Americano” e que reúne artigos de autores do Brasil e da América Latina que tratam dos mais variados assuntos dentro do Direito. “Falamos de temas variados: filiação, testamento, direitos humanos, princípio do contraditório, contrato de trabalho”, explica.

Tanto o livro da professora Ana Silva como o do professor Neto foram lançados durante evento no Campus 1 da FAJ, encerrado com a palestra “Ética, Direito e Sociedade”, ministrada pelos autores.

“O dia 11 de agosto, que muitos colegas comemoram como sendo o Dia do Advogado – este datado de 19 de maio, dia de Santo Ivo, o padroeiro – marca, na verdade, a instalação dos cursos jurídicos no Brasil, que completam 189 anos de exercício. Duas escolas de Direito, criadas por lei promulgada pelo imperador D. Pedro I marcam o início desta longa história: uma foi instalada em Olinda, Pernambuco, e outra em São Paulo. Desse modo, como já é de tradição na FAJ, sempre realizamos no dia 11 de agosto uma homenagem a essa data comemorativa, em especial, prestamos também uma homenagem aos estudantes, já que essa data também marca o Dia do Estudante”, comenta o professor Fabrízio Rosa, coordenador do curso de Direito da FAJ.

O coordenador do curso acredita na importância de se ressaltar o tema, resgatando a ética no Direito, em prol da sociedade.

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful