IV SAFAR – Semana Acadêmica de Farmácia reúne atividades teóricas e práticas

IV SAFAR – Semana Acadêmica de Farmácia reúne atividades teóricas e práticas

A IV SAFAR – Semana Acadêmica de Farmácia da UniFAJ foi realizada entre os dias 16 e 20 de outubro, sendo organizada pelos alunos de todos os semestres do curso reunindo profissionais renomados na área farmacêutica e de outros ramos visando aprimorar o conhecimento dos estudantes e atualizá-los sobre as novidades do mercado.

O diretor acadêmico de unidade, Professor Flávio Fernandes Pacetta presidiu a cerimônia de abertura e aproveitou a oportunidade para parabenizar todos os docentes pelo Dia dos Professores, celebrado no dia 15 de outubro.  Iniciando as atividades no dia 16, os sócios-proprietários da Agência Sala, Leopoldo Azevedo e Fábio Wanderley, abriu a semana falando sobre o lema de vida dos dois que é o Vamos que Vamos, ou seja, estar sempre disposto a fazer as coisas diferentes, como Vamos que Vamos ajudar, Vamos que Vamos fazer o bem e assim por diante. Eles estiveram nas edições anteriores da SAFAR falando sobre criatividade, pró-atividade e currículo e neste ano com uma palestra motivacional. Para Leopoldo, participar desse evento é gratificante e se sente honrado por ser convidado. “É um prazer muito grande estar aqui pelo quarto ano e o carinho que recebemos não tem preço. O conhecimento precisa estar atrelado com o que você quer ser e para onde quer ir”. Dando continuidade, a Dra Taícia Pacheco Phill subiu ao palco para abordar o tema Química de Produtos Naturais, relatando suas experiências durante o desenvolvimento do seu trabalho de doutorado e apresentando compostos que revolucionaram a medicina.

O segundo dia, 17, da IV SAFAR foi marcada pela presença do farmacêutico químico, José Henrique Valim que atua na Embrapa na área de ecotoxicologia e falou com os estudantes sobre o Farmacêutico nas Forças Armadas. O profissional fez uma explanação geral sobre esse órgão e buscou inspirá-los a entrar para essa carreira. “É bonita e útil para a sociedade, você pode optar a trabalhar em um ambiente que tem ética, valores e consegue retribuir isso para a sociedade” contou. Nas Forças Armadas, o farmacêutico atua de acordo com a sua especialidade, podendo trabalhar em postos médicos e laboratório de análises clínicas, por exemplo. O Controle de Qualidade na Indústria de Fármacos Veterinários foi tema da segunda atividade da noite com o Dr. Paulo Rogério Ferro.

O Dr. Leonel Francisco de Almeida Leite, esteve no Centro Universitário de Jaguariúna no dia 18 de outubro debatendo com os estudantes sobre os Medicamentos Falsificados, trazendo a visão que o farmacêutico tem que ter no ato profissional dentro da legislação evitando entrar em situações que podem prejudicar a carreira desta pessoa e principalmente prejudicar a população.  Outro ponto abordado foi como se comportar em casos de medicamentos roubados e falsificados. Na palestra, Leonel também mostrou aos futuros profissionais as variadas maneiras de identificar um remédio não original, como verificar a tarja, lay-out da embalagem que são características pré-definidas e aproveitou para mostrar como é feita essa alteração. “É um alerta, prevenção e orientação, as vezes, pela própria inocência pode ocorrer em alguns problemas havendo a necessidade de ser preventivo”, frisou. O Procedimento Estético Invasivo: Podemos ou não fazer?, foi o tema da palestra da sequência sendo ministrada por Carlessandra Rocha Farias Silva que analisou a legislação sobre a atuação do farmacêutico nos processos estéticos.

No dia 19, as atividades foram práticas com a oficina de Manipulação de Biscoito Veterinário, com a farmacêutica Eliana Testa, que os alunos realizaram a pesagem, mistura e moldagem de biscoitos na forma de osso que tem a finalidade de incorporar o medicamento nele, sendo uma forma do tutor medicar seu animal, pois muitas vezes ele não consegue engolir uma cápsula. “Na verdade é uma forma diferenciada e nova que uma farmácia de manipulação proporciona e que as vezes você não consegue ver no curso e na parte farmacotécnica é muito importante”, ressalta Eliana. Simultaneamente, o ator Marcelo Masselani comandou a oficina de Clowns (Palhaço) e no anfiteatro a palestra de Atividade Física com Weber Guerra e Flávio César Moreno, que falaram sobre suplementos que são componentes que complementa a alimentação e não a substitui, os dois profissionais também revelaram que atualmente musculação é o esporte mais praticado no Brasil deixando o futebol para trás.

Encerrando as atividades, no dia 20, os alunos do décimo semestre apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

A IV SAFAR contou o patrocínio da Agência SALA, Bier Trunk Bar, Toca da Mangava, Padaria Gottardo, NatuGreen, Roseane Rocha, Conselho Regional de Farmácia, Drogaria do Marquinhos, Drogaria São Paulo, Panobianco Academia, Rede Farmaxima, Macpaul, Cristália e FarmaSíntese.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful