Inscrições para o ENEM estão abertas; Prouni, Fies e bolsa no exterior dependem do exame

Por Bruno Felisbino
Começaram nesta segunda-feira (13) as inscrições para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet, clique aqui para acessar, até as 23h59 do dia 27 de maio.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de R$ 35 deve ser paga até o dia 29 de maio. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola pública e candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As provas serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro.

Além de ser porta de entrada para universidades e faculdades em todo o Brasil, o Enem também pode ser usado para obter bolsas de estudo e financiamentos. A FAJ tem convênio com todos os programas disponibilizados pelo governo federal. Veja como usar a nota do exame para facilitar o ingresso no ensino superior:

BOLSAS DO PROUNI
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo em universidades privadas a estudantes de baixa renda. Para concorrer é obrigatória a participação no Enem.

FIES
Quem pretende solicitar o Fies (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior) deve, obrigatoriamente, participar do Enem. A regra é válida para aqueles que concluíram o ensino médio a partir de 2010. Diferentemente do Prouni, não há uma nota mínima exigida para obter o benefício. O Fies pode ser solicitado pelo estudante em qualquer período do ano.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
Em 2012 foi anunciado que o Enem passa a ser critério de seleção para concorrer a bolsas no exterior. O programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, pretende enviar, até 2015, cem mil jovens para cursos de graduação e pós-graduação do exterior. Estudantes com nota acima de 600 pontos terão preferência na seleção.

CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Boa parte dos inscritos tem interesse em obter certificado de conclusão do ensino médio através do Enem. Pessoas com mais de 18 anos podem obter o certificado, devendo informar o interesse no momento da inscrição. A partir do Enem 2012 é necessário obter nota acima de 450 pontos em cada uma das áreas do exame e 500 pontos na Redação.

Não se perca – Confira o calendário do Enem 2013:
27 maio – O período de inscrições termina às 23h59.
29 maio – Prazo final para o pagamento da taxa de R$ 35.
26 outubro – Provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, das 13 horas às 17h30.
27 outubro – Provas de Linguagens, Matemática e Redação, das 13 horas às 18h30.
Até 30 outubro – Divulgação do gabarito.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful