Inscrições para o Ciência Sem Fronteiras terminam dia 29 de novembro

Inscrições para o Ciência Sem Fronteiras terminam dia 29 de novembro
Por Bruno Felisbino
Os alunos da FAJ que desejam viver uma experiência no exterior e fazer um intercâmbio com todas as despesas pagas têm até o dia 29 de novembro para fazer a inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras. O programa do governo federal oferece bolsas de estudo no exterior para uma “graduação sanduíche”, pela qual parte do curso é realizada no Brasil e outra parte em uma universidade estrangeira.

As inscrições estão abertas para novas chamadas para graduação-sanduíche em 20 países de destino: Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, China, Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Reino Unido e Suécia.

As bolsas podem ser pleiteadas por todos os alunos de graduação e pós-graduação da Instituição. O programa exige do candidato bom desempenho acadêmico, que ele tenha cursado entre 20% e 90% do currículo de sua graduação, passe por um teste de proficiência em inglês e tenha obtido média igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

PIONEIROS DA FAJ

Todos estes requisitos foram cumpridos por dois alunos da FAJ que estão hoje usufruindo a bolsa de estudos no exterior. Wallace de Souza e Rafael Accetturi foram os primeiros alunos da FAJ a serem selecionados pelo programa. Rafael, aluno do último semestre de Medicina Veterinária, viajou em julho para passar 18 meses na Austrália, mesmo período em que Wallace, formando de Engenharia Ambiental, ficará na Irlanda – numa primeira fase, aperfeiçoando o inglês e depois complementando a graduação na área ambiental, dentro do Institute of Technology Sligo.

Wallace e Rafael estão alojados pelas respectivas universidades, com direito a uma bolsa mensal e o pagamento das despesas com taxas escolares, seguro-saúde, alojamento e alimentação, além de receberem as passagens aéreas, auxílio-deslocamento e auxílio-instalação no país.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O programa promove a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação – doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.

Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.

Pode concorrer às bolsas de graduação quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e teve nota igual ou superior a 600 pontos. É preciso ter domínio da língua inglesa e bom desempenho acadêmico.

Para mais informações acesse a página do “Ciência sem Fronteiras” ( cienciasemfronteiras.gov.br).

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful