I Simpósio do Grupo de Estudos fala sobre envelhecimento e seus cuidados

I Simpósio do Grupo de Estudos fala sobre envelhecimento e seus cuidados

No dia 26 de agosto, foi realizado, pelo Grupo de Estudos Avançados do Envelhecimento – GEAE da UniFAJ, o I Simpósio do Grupo de Estudos coordenado pela professora e Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé. O Simpósio teve como temática principal o Impacto do Envelhecimento Populacional na Macroeconomia.

Com a finalidade de discutir o processo de envelhecimento enquanto fenômeno social, o evento perfaz um dos maiores desafios contemporâneos do século XXI, destacando as consequências que o processo da longevidade acarretará nos aspectos socioeconômicos em todas as sociedades e que o mundo e em especial o Brasil precisa estar preparado para lidar com diversas questões relacionadas à velhice e ao processo de envelhecimento.

A professora Elisandra destaca o fato de que estamos vivendo em um mundo mais velho, embora em muitos países ainda cultiva-se a noção de que a população é predominantemente jovem. A longevidade, a expectativa de vida e o controle de morbimortalidade é uma conquista do século XX, mas um grande desafio para os próximos séculos. Este fenômeno vai exigir cada vez mais alguns ajustes por parte das políticas públicas. Uma resposta natural ao prolongamento da vida pode ser uma extensão paralela da vida profissional. Quanto à área da saúde, o envelhecimento da população tem implicações muito diferentes dependendo se os idosos são em grande parte vigorosos e independentes ou são frágeis, deficientes e com necessidade de cuidados. O aumento da expectativa de vida tem implicações muito diferentes, dependendo da qualidade dos anos adicionais.

O simpósio contou com a presença de profissionais renomados como o professor e Dr. Jorge Felix da EACH/USP que ministrou o tema A globalização do envelhecimento e a inflação no setor saúde e da professora e Dra. Ana Lúcia Gonçalves da Silva do Instituto de Economia da UNICAMP, cujo tema de sua palestra foi Envelhecimento: riscos e oportunidades para a economia. Além destes, outros temas importantes foram abordados, como: gap do mercado de trabalho; Direito previdenciário: Cargos das futuras gerações; O impacto do uso irracional de medicamentos e Quem cuidará de nós no futuro próximo?.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful