Guia que mapeia iniciativas de transporte sustentável é lançado na FAJ e Livraria Cultura

Guia que mapeia iniciativas de transporte sustentável é lançado na FAJ e Livraria Cultura

Por: Bruno Felisbino

A tarefa de mapear e reunir iniciativas práticas de transporte e mobilidade urbana sustentáveis envolveu uma equipe de alunos, professores e coordenadores da FAJ em anos de pesquisas e trabalhos de campo. O resultado do trabalho pode ser conferido no “Guia Básico de Iniciativas para o Desenvolvimento de Transportes Saudáveis e Sustentáveis no Brasil”, lançado na semana passada pelos integrantes do Projeto Mobilidade e Acessibilidade Sustentáveis em Saúde Urbana (MASSUr), desenvolvido pela FAJ em parceria com a Universidade de Michigan (EUA).

Foram duas noites especiais de lançamento do Guia, a primeira no Campus II da FAJ, no dia 25, e a segunda na sexta-feira, 27, no Auditório da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, que reuniu um grande público de interessados no conteúdo e nas ideias apresentados pela obra.

Coordenado pela Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio, o Guia traz algumas possibilidades inovadoras nas áreas de tecnologia da informação e ideias que contribuem com a mobilidade e acessibilidade na perspectiva do sustentável e saudável na vida das pessoas.

As noites de lançamento do livro foram prestigiadas por acadêmicos, pesquisadores, alunos e gestores públicos. Também estiveram presente as coordenadoras dos cursos da área de Saúde da FAJ – professoras Vanessa Cristina Cabrelon Jusevicius (Psicologia), Erica Passos Baciuk (Fisioterapia) e Beatriz Leme Passos Carvalho (Educação Física) – que tiveram participação ativa na produção do Guia, colaborando na produção do conhecimento e na orientação dos estudantes envolvidos.

O diretor da FAJ, Prof. Flávio Fernandes Pacetta, prestigiou ambas as cerimônias e enalteceu o trabalho de pesquisa que vem sendo conduzido visando colaborar para o desenvolvimento de políticas públicas saudáveis no campo do transporte e da mobilidade, envolvendo a Instituição de Ensino, governos e comunidades locais. Por fim, ele parabenizou todos os envolvidos pelo resultado alcançado.

ESTÍMULO AO TRANSPORTE LIMPO

“O Guia pontua, de norte a sul do país, as principais iniciativas de transporte saudável e sustentável no país. Ainda há poucos registros em relação aos transportes não poluentes, o que tornou nossa busca bastante intensa. Acredito que esta é uma das primeiras iniciativas nesse sentido no Brasil”, salientou a coordenadora do Guia e do Projeto Massur, Profª Drª Ana Maria Sperandio.

Ainda segundo ela, o Guia, que poderá ser consultado por qualquer cidadão e gestor público, busca inspirar ações voltadas ao transporte limpo e políticas públicas de incentivo a modalidades alternativas e não poluentes dentro das cidades. “Precisamos trabalhar muito ainda esta questão do transporte saudável e sustentável, já que não é um hábito das pessoas utilizarem ou se preocuparem com este tipo de locomoção. Nossa frota de carros é enorme e não podemos deixar de nos preocupar com a poluição e o impacto que isto causa”, finaliza.

 

Erro na Galeria:
Nenhuma Galeria com ID 11 foi encontrada ou você ainda não criou álbuns para ela .

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful